Grécia: Banco Central Europeu realiza hoje videoconferência extraordinária
Porto Canal / Agências
A videoconferência está programada para o meio-dia, disseram várias fontes europeias à agência de notícias francesa France Presse (AFP), depois de nos últimos dias os levantamentos bancários terem disparado na Grécia.
A reunião surge poucos dias depois de o BCE ter aprovado um aumento de 1,1 mil milhões de euros no teto para 84.100.000 milhões euros relativo aos financiamentos de urgência para os bancos gregos.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convocou na quinta-feira uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro para segunda-feira, de modo a possibilitar uma discussão urgente sobre a Grécia ao mais alto nível.
"À luz do desfecho da reunião de hoje [quinta-feira] do Eurogrupo, decidi convocar uma cimeira do euro para segunda-feira, 22 de junho, às 19:00. É altura de discutir urgentemente a situação da Grécia ao mais alto nível político", anunciou Tusk.
A reunião de quinta-feira dos ministros das Finanças da zona euro, no Luxemburgo, terminou sem qualquer acordo nem avanços nas negociações entre a Grécia e os seus parceiros e credores, quando faltam menos de duas semanas para terminar o atual programa de assistência, a 30 de junho, que é também a data limite para Atenas pagar ao FMI 1,6 mil milhões de euros.
RCP (ACC)// JPS
Lusa/Fim