Irlanda recebe orientações sobre eventual saída da Grécia do euro

Irlanda recebe orientações sobre eventual saída da Grécia do euro
| Economia
Porto Canal

O ministro das Finanças da Irlanda afirmou hoje que está a ser aconselhado pelo Banco Central Europeu (BCE) sobre o impacto no país de uma eventual saída da Grécia do euro e defendeu que se deve preparar "um plano B".

"Não creio que haja um efeito de contágio em caso de saída da Grécia do euro, um 'Grexit', mas temos conversações de alto nível com a Agência Nacional de Gestão do Tesouro e com o banco central", indicou Michael Noonan, em declarações no Luxemburgo.

"Estamos a observar a situação e estamos a receber aconselhamento do Banco Central Europeu em Frankfurt e de outros", referiu, citado pela Efe.

O ministro sublinhou que este não é um problema irlandês, mas europeu e disse que o Eurogrupo de hoje serve de discussão "preliminar" sobre a Grécia para "permitir um debate político a nível de chefes de Estado e de Governo".

Michael Noonan disse que "não há otimismo" entre os ministros da Economia e Finanças com quem falou sobre um eventual acordo com a Grécia, mas acrescentou que ainda "há tempo para mais negociações e propostas".

Questionado sobre as alternativas que restam caso o acordo entre Atenas e os credores internacionais (Comissão Europeia, BCE e Fundo Monetário Internacional) não seja alcançado, Noonan respondeu que "a opção é preparar um plano B".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.