Fogo na serra do Caramulo "dominado" segundo a Protecção Civil

Fogo na serra do Caramulo "dominado" segundo a Protecção Civil
| País
Porto Canal

O incêndio que lavrava desde quarta-feira na serra do Caramulo foi dado como "dominado" hoje às 19:06 minutos, informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil na Internet.

No continente, às 19:30, estavam ainda em curso 13 incêndios, designadamente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Vila Real, Porto e Viseu.

Na serra do Caramulo, na zona de Silvares, no distrito de Viseu, combateram as chamas, dadas por dominadas, 368 efetivos que contam com o apoio de 111 viaturas e cinco meios aéreos, nomeadamente quatro aviões bombardeiros e um helicóptero bombardeiro.

Também no distrito viseense, no concelho de Oliveira de Frades, nos lugares de Feitalinho e Arcozelo das Maias as chamas lavram desde as 11:19 e estão a ser combatidas por 135 operacionais com o apoio de 35 viaturas e dois helicópteros bombardeiros.

Neste distrito lavra um outro incêndio, nos lugares de Montemuro e Alhões, em Cinfães, desde sábado, e está a ser combatido por 32 operacionais apoiados por nove viaturas.

No distrito de Vila Real, estão ativos quatro incêndios, um deles, com uma frente, nos lugares de Ferraria e Sedielos, no concelho de Peso da Régua, que mobiliza 51 operacionais apoiados por 16 viaturas.

Também neste distrito de Trás-os-Montes e Alto Douro, em São Pedro de Veiga de Lila, no concelho de Valpaços, lavra um incêndio desde sábado, que está a ser combatido por 204 efetivos com o apoio de 61 viaturas e um helicóptero bombardeiro.

O terceiro incêndio neste distrito lavra desde quinta-feira nos lugares de Soutelinho do Mezio e de Telões, que mobiliza 51 operacionais que contam com o apoio de 16 viaturas.

Um outro incêndio, em Calvão, no concelho de Chaves, que lavra desde sexta-feira está a ser combatido por 81 efetivos com o apoio de 25 viaturas.

No distrito do Porto, nos lugares de Creledo e Covelas, 99 operacionais com o apoio de dois aviões bombardeiros e 32 viaturas combatem as chamas que lavram desde as 16:00 de hoje, segundo a mesma fonte.

Em Erverdal, no concelho de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra 283 operacionais, com o apoio de 77 viaturas e um helicóptero bombardeiro, combatem as chamas que lavram em duas frentes desde hoje às 10:12.

Neste distrito regista-se um outro incêndio em Ribeira de Soutelinho e na Portela do Fojo, no concelho de Pampilhosa da Serra, que está a ser combatido por 97 efetivos com o apoio de 25 viaturas e três helicópteros de ataque inicial.

No distrito de Viana do Castelo, continua ativo com uma frente o incêndio que lavra desde sábado nos lugares de Boucinha e Dem, no concelho de Caminha e está a ser combatido por 54 operacionais com o apoio de 14 viaturas.

Ainda no Alto Minho, nos lugares de Senhora da Boa Morte e Correlhã, no concelho de Ponte Lima, as chamas que lavram desde a noite de sexta-feira estão a ser combatidas por 150 operacionais com o apoio de dois helicópteros bombardeiros e 43 viaturas.

Neste mesmo distrito as chamas ardem desde as 09:45 no lugar de Vilar, no Parque Nacional da Peneda/Gerês, no concelho de arcos de Valdevez.

Em zona de mato lavra desde as 10:28 de hoje um incêndio nos lugares de Reboriça e Cavez, no concelho de Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, e que está a ser combatido por 18 operacionais e com o apoio de cinco viaturas.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.

"Pelas pessoas e pela igualdade". Marcelo e Montenegro assinalam Dia Internacional contra a Homofobia

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assinala esta sexta-feira o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com o compromisso para com um país mais justo em que ninguém é discriminado pela orientação sexual.