Taça de Honra de Lisboa em futebol suspensa durante um ano

| Desporto
Porto Canal / Agências
Lisboa, 11 jun (Lusa) -- A Taça de Honra em futebol foi suspensa durante um ano por decisão unânime tomada hoje por Benfica, Sporting, Belenenses e Estoril-Praia e pela comissão coordenadora da Associação de Futebol de Lisboa (AFL).

"Os clubes envolvidos pretendem continuar com a Taça de Honra, prova prestigiada e a mais antiga do futebol federado em Portugal, e decidiram nomear um grupo de trabalho com os últimos quatro participantes para discutirem o futuro da prova, eventualmente a adoção de um novo formato e a definição da calendarização da próxima edição", disse o presidente da AFL, Nuno Lobo, na presença dos representantes dos quatro clubes.

O líder da AFL justificou a suspensão da prova pela pelo facto de o Benfica, que vai participar num torneio nos Estados Unidos, não poder cumprir os regulamentos da prova, que obrigam a que os clubes apresentem no banco a equipa técnica principal e pelo menos seis jogadores que alinharam pela respetiva equipa na época transata.

"O Benfica não poderia apresentar a equipa técnica principal, uma vez que estará a orientar a equipa no torneio nos Estados Unidos, e eu próprio pedi aos quatro clubes para que esta edição fosse suspensa", disse Nuno Lobo, para quem o prestígio da Taça de Honra, que já esteve suspensa durante 20 anos, não se compadece com ter equipas B a disputá-la, como seria o caso do Benfica.

Esta suspensão não tem, de acordo com Nuno Lobo, implicações legais ou encargos financeiros, embora houvesse um processo negocial em curso com patrocinadores e operadores televisivos para a transmissão dos jogos.

Quem sai prejudicado serão os clubes do futebol amador, a quem caberia uma fatia de oito por cento das receitas da edição 2015 da Taça de Honra, que seria disputada entre 16 e 18 de julho, no Estádio do Restelo, pelos quatro filiados da AFL melhor classificados na I Liga.

O grupo de trabalho formado por representantes de Benfica, Sporting, Belenenses e Estoril-Praia irá reunir-se em data ainda a definir, entre agosto e outubro, para decidir se mantém o formato atual, com meias-finais e final, ou se opta por outro modelo competitivo, e as datas da próxima edição.

O Benfica fez-se representar por Ana Filipa Godinho, do departamento jurídico, o Sporting por Bruno Mascarenhas, membro do Conselho Diretivo, o Belenenses por José Carlos Neves, administrador da SAD, e o Estoril-Praia por André Fernandes, assessor da SAD.

A equipa principal do Benfica participa no torneio International Champions Cup North América 2015, nos Estados Unidos, no qual a equipa 'encarnada' irá disputar quatro jogos, o primeiro deles frente ao Paris Saint-Germain, na madrugada de 19 de julho, disputando os três restantes perante a Fiorentina, o New York Red Bulls e o América.

Com a participação no torneio o Benfica arrecadará um 'cachet' de 2,5 milhões de euros.

JEC // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Lutaremos juntos por este clube"

A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028 oficializou André Villas-Boas enquanto 32.º presidente do FC Porto. No discurso de encerramento da cerimónia de investidura, que teve lugar na “mesma sala” em que havia sido apresentado como treinador aos 32 anos, o novo líder máximo descreveu um momento de “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por encabeçar a Direção de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.

FC Porto: Bilhetes para a final da Taça de Portugal disponíveis esta quarta-feira

FC Porto enfrenta o Sporting a 26 de maio no Estádio do Jamor.

Surpresa em Paris. Dortmund garante final da Champions 11 anos depois

O Borussia Dortmund bateu esta terça-feira o Paris Saint-Germain, na casa dos franceses, por 1-0 na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões e carimbou o lugar na final de 1 junho no Estádio Wembley, em Londres.