Carvalho quer acabar com o 'sofrimento' da selecção nas fases de apuramento

| Desporto
Porto Canal / Agências
Tbilisi, 09 jun (Lusa) - Ricardo Carvalho lembrou hoje que a seleção portuguesa de futebol está habituada a sofrer nas fases de apuramento e, por isso, "não pode facilitar" frente a Arménia, apesar de liderar o Grupo I de qualificação para o Euro2016.

"Estamos habituados a sofrer e queremos evitar o 'play-off'. Já tivemos mais pressão, sobretudo depois da primeira derrota em casa com a Albânia. Agora estamos mais confortáveis, mas não podemos facilitar", afirmou Ricardo Carvalho em conferência de imprensa, após mais um treino de Portugal em Tbilisi.

O defesa central, de 37 anos, considerou que a formação lusa tem "jogadores na frente que desequilibram" e que, para sair vencedor de Erevan, Portugal tem que "jogar aquilo que sabe e pode".

"Dependemos mais de nós. Sabemos do nosso potencial e, se fizermos o nosso trabalho, temos mais possibilidades de ganhar", disse o jogador do Mónaco.

Carvalho lembrou que a Arménia dificultou muito a tarefa da seleção portuguesa quando as duas equipas se encontraram no Algarve no final no ano passado, num jogo que terminou com a vitória de Portugal, por 1-0.

"Esse jogo com a Arménia foi difícil. Criaram-nos alguns problemas e temos que respeitar. Não podemos dar espaço aos jogadores mais criativos e, quando tivermos bola, temos que impor o nosso futebol", referiu.

Portugal está a realizar um estágio de quatro dias em Tbilisi, tendo em vista o jogo de sábado frente à Arménia, em Erevan, do Grupo I de qualificação para a fase final do Europeu, que vai decorrer no próximo ano, em França.

A comitiva portuguesa fica na Geórgia até quinta-feira, dia em que realiza mais um treino no Estádio Mikheil Meskhi, partindo de seguida em direção a Erevan. Três dias depois, Portugal defronta a Itália, num particular que se vai realizar em Genebra, na Suíça.

Após quatro jornadas, Portugal lidera o Grupo I, com nove pontos, contra sete de Dinamarca e Albânia e um de Sérvia e Arménia.

LG // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Tudo sobre a final da Champions: as equipas, os percursos e a história

A final da Liga dos Campeões 2023/2024 vai colocar frente a frente a equipa mais titulada de sempre da competição e um emblema que não põe as mãos na “orelhuda” desde 1997. Real Madrid e Borussia Dortmund vão subir ao relvado a 1 de junho de 2024, no Estádio Wembley, em Londres, com um único objetivo: tornar-se campeão de clubes da Europa.

FC Porto: O Olival tem Boavista

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, onde continua a preparar o dérbi da penúltima jornada da Liga, frente ao Boavista, agendado para as 20h30 de domingo no Estádio do Dragão (Sport TV).

Gonçalo Alves: “Façam o rastreio para saberem com o que podem contar”

A parceria entre “duas instituições imensas da cidade” como o FC Porto e o IPO continua bem viva e neste 8 de maio, Dia do Euromelanoma, o clube associou-se ao Instutito para incentivar a população ao autoexame no âmbito de uma campanha de prevenção do cancro de pele. Gonçalo Alves e Telmo Pinto aproveitaram uma “oportunidade muito boa” para “apelar as pessoas façam o rastreio” na Clínica da Pele, uma “operação super rápida” mas “super importante”.