Serviço de Estrangeiros e Fronteiras necessita de mais 200 inspetores -- sindicato

| Política
Porto Canal / Agências

Redação, 25 mai (Lusa) - O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) precisa de contratar 200 novos inspetores, pelas contas do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF) do SEF, que terminou hoje o seu XV congresso, em Oeiras.

"O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras necessita, com a máxima urgência, de cerca de duas centenas de novos inspetores. Durante dez anos não se registou uma única admissão", frisou, em comunicado de imprensa, o presidente do SCIF, Acácio Pereira.

O sindicalista criticou a atitude do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, por ter dito, em declarações à Lusa, que "não há falta de inspetores" no SEF e que os serviços "estão a funcionar como deve ser".

Acácio Pereira considerou também que Miguel Macedo fez um "número mediático" ao anunciar na comunicação social um acréscimo de 45 ou 46 inspetores, a partir do próximo ano.

O sindicalista acusou o ministro de "desprezar completamente o esforço de todos os inspetores ao longo dos últimos anos, sobretudo daqueles que trabalham nas áreas mais críticas, para colmatar as lacunas" e de mostrar "ligeireza" em relação ao serviço.

"Um ministro que, neste momento, diz não existirem problemas de falta de Inspetores no SEF perdeu o contacto com a realidade", frisou.

Nesse sentido, Acácio Pereira anunciou que o SCIF-SEF "tomará todas as ações de luta sindical que visem resolver estes problemas", confirmando a adesão do sindicato às "ações de luta concertada das associações e sindicatos representativos das forças de segurança, nomeadamente as previstas para a próxima semana".

O presidente do SCIF destacou o "espírito de missão" dos inspetores do SEF, alegando que colmatam as lacunas existentes com "esforço pessoal", tendo em conta as dificuldades económicas e financeiras do país, e que sugeriram ao Governo que "aproveitasse o quadro de disponibilidade da Função Pública para, sem custos acrescidos para os cofres do Estado, colmatar as lacunas gritantes existentes no SEF".

Acácio Pereira salientou também que a criminalidade aumentou e se sofisticou nos últimos 10 anos, para além de se viver hoje "uma intensidade de trânsito de pessoas em Portugal sem paralelo em nenhum outro momento da história".

CYB // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.