Último dia de Paredes de Coura com os experientes Calexico e Belle and Sebastian

| Norte
Porto Canal / Agências

Paredes de Coura, 17 ago (Lusa) -- O último dia do Festival de Paredes de Coura aparece como um dos mais fortes da programação, cruzando a experiência de Belle and Sebastian e dos Calexico, com as estreias de Phosphorescent e Palma Violets.

Fundados 1995, em Tucson, Estados Unidos, os Calexico, com sete álbuns no currículo, só são batidos pelos Belle and Sebastian por um álbum, sendo que estes surgiram na Escócia, um ano mais tarde.

Nenhuma das duas bandas é estreante nos palcos portugueses e ambas editaram os seus últimos discos no ano passado.

Na altura, os escoceses da "folk-pop" conseguiram, para o seu "Belle and Sebastian talk about love", uma crítica classificada com um "8.2", valor "notável" na escala da publicação eletrónica Pitchfork, que se estabeleceu como referência.

Os Calexico, por seu lado, ficaram-se pelos "7.3" para o seu "Algiers", que vai buscar o nome não à cidade norte-africana, capital da Argélia, mas a um bairro de Nova Orleães, cidade ainda a sofrer o "pós-Katrina", para onde se mudou a banda para gravar o disco.

"É outro sólido disco dos Calexico, impecavelmente concebido e trabalhado com imaginação", escreveu o crítico Stephen M. Deusener, da Pitchfork, sobre o último registo de uma banda que tem sabido misturar as suas influências da "folk" com a música latina, um "tex-mex", por vezes, que se encaixa nessa amálgama que é a "americana"

Com estes dois valores seguros, o cartaz do festival Paredes de Coura compõe a faceta "novidade" com a folk-rock dos Phosphorescent, que tiveram alguma projeção com o tema "Song from Zula", ou o rock dos britânicos Palma Violets, que receberam boas críticas pelo seu primeiro álbum, "180".

O dia do palco principal começa com os portugueses "Black Bombain" e seu "stoner rock", que tem acumulado fãs muito para lá das fronteiras nacionais.

Imaginary Friend e Abominável, no palco JN Bandas, ou os :papercutz, já no palco Vodafone FM, são outras propostas nacionais a ter em conta.

Da programação de hoje do Vodafone Paredes de Coura ainda se destaca a presença dos franceses Justice, em formato de "DJ set", seniores da eletrónica do "garage rock" dos Bass drum of death e da pop psicadélica dos Ducktails.

DP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).