Governo acusado de “chantagenzinha” pelos trabalhadores da TAP

Governo acusado de “chantagenzinha” pelos trabalhadores da TAP
| País
Porto Canal (SYE)

A comissão de trabalhadores da TAP voltou esta quinta-feira a pedir para travarem a privatização da empresa por parte do Governo, acusando-o de fazer “uma chantagenzinha” com a ameaça de reestruturação e corte de pessoal.

Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, admitiu, em entrevista à SIC Notícias na noite de quarta-feira, um cenário de despedimento e o encerramento da TAP em caso de greve.

Segundo o responsável governamental, a greve de 10 dias dos pilotos vai colocar problemas financeiros sérios À TAP.

Em comunicado, os trabalhadores referem que a “ameaça de reestruturação é em parte uma chantagenzinha do tipo, ‘ou aceitam a privatização ou levam com uma reestruturação’”, acusando o Governo de, com os seus “únicos e criminosos objectivos” que são a criação de “oportunidades de negócio aos amigos, servir os interesses daquilo a que se chama o grande capital”.

Os trabalhadores explicam no comunicado desta quinta-feira que “se impõe a travagem definitiva das tentativas de privatização a TAP, que a tutela deixe de ser um elemento desestabilizador da TAP, e que pelo contrário, um conjunto de políticas públicas seja desenvolvido para potenciar o papel da TAP enquanto geradora de riqueza para o país, promotora de emprego de qualidade, dinamizadora de actividade económica”.

O comunicado também refere que a TAP “vive hoje sob duas ameaças, ambas muito sérias e ambas com a mesma origem, o actual Governo”: o processo de privatização em curso e o processo de reestruturação.

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.