Sindicato avança que greve na CP encerra 95% das bilheteiras

| País
Porto Canal com Lusa

A greve dos trabalhadores do sector comercial da CP, que inclui também os revisores, encerrou cerca de 95 por cento das bilheteiras da empresa, disse à agência Lusa fonte sindical.

“A adesão, hoje, é superior à de quinta-feira. Até às 08:00 só se realizaram dois comboios de longo curso”(...)"trata-se de uma clara demonstração de insatisfação por parte dos trabalhadores do sector comercial da empresa, em que se incluem os funcionários das bilheteiras e os revisores" , afirmou Luís Bravo, do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial e Itinerante à Lusa.

De acordo com o sindicato, não há registo de qualquer comboio urbano a circular, “por opção da empresa”.

“Não tendo funcionários, optou por fazer uma ligação de Alfa-Pendular, o comboio das elites, em vez de fazer os comboios regionais, que serviriam muito mais pessoas”, declarou o dirigente sindical.

Os trabalhadores reclamam o descongelamento das carreiras e atualizações salariais, bem como o cumprimento de uma decisão judicial relativa a “uma dívida da empresa para com os funcionários”.

Os revisores da CP cumprem hoje o segundo dia de greve e a empresa prevê que venham a ser suprimidos entre 80% e 90% dos comboios, sobretudo nas ligações regionais e urbanas.

A CP alertou os passageiros para “fortes perturbações na circulação de comboios”, que deverão manter-se até terça-feira de manhã.

+ notícias: País

Dois portugueses morreram em acidentes de trabalho em Espanha esta semana 

Dois portugueses morreram esta semana em acidentes de trabalho em Espanha, nas regiões de Aragão e Castela e Leão, disseram a polícia e sindicatos.

Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+

Um grupo de 18 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, assinaram esta sexta-feira uma declaração a exigir mais esforços da próxima Comissão Europeia para enquadrar os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas políticas do bloco.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".