Manoel de Oliveira: "Visita ou memórias e confissões" será exibido em breve

Manoel de Oliveira: "Visita ou memórias e confissões" será exibido em breve
| País
Porto Canal / Agências

O realizador Manoel de Oliveira rodou "Visita ou memórias e confissões", em 1982, para ser mostrado publicamente só após a sua morte e a exibição será feita "nas próximas semanas", disse à Lusa o diretor da Cinemateca, José Manuel Costa.

"É um filme que ele faz, que começa por ser uma referência à casa onde vivia, que teve de deixar por vicissitudes da sua vida. Ao despedir-se da casa quis lembrar coisas da sua vida. Tem um caráter pessoal que, devido a isso, ele pediu para só ser divulgado amplamente depois do seu falecimento", referiu José Manuel Costa.

O filme conta com texto da escritora Agustina Bessa-Luís, vozes de Diogo Dória e Teresa Madruga, e o realizador depositou uma cópia na Cinemateca Portuguesa.

José Manuel Costa explicou à Lusa que o filme deverá ser mostrado no final de abril ou início de maio, em concordância com a família, em Lisboa e no Porto.

"Visita ou memórias e confissões" é "um testemunho pessoal numa fase em que ele podia ainda não ter a visão do que era a sua obra seguinte. Mas já passou tanto tempo!", exclamou o diretor.

Segundo o responsável, Manoel de Oliveira quis reservar a exibição para depois da morte, não porque quisesse ocultar qualquer facto, mas porque tem a ver com a vida dele. "É uma memória pessoal".

Por causa da morte do realizador, ocorrida hoje, no Porto, aos 106 anos, a Cinemateca Portuguesa exibirá hoje à noite "Douro, faina fluvial" e dedicará a programação de segunda-feira, 06 abril, a Manoel de Oliveira, com a exibição de "Francisca", "O quinto império" e "Passado e presente".

O funeral de Manoel de Oliveira realiza-se na sexta-feira, na igreja de Cristo Rei, Porto.

O Governo decretou dois dias de luto nacional pela morte do cineasta, hoje e sexta-feira.

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.