Manoel de Oliveira: Figueira Film Art homenageia cineasta em Setembro

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 02 abr (Lusa) - O festival de cinema Figueira Film Art vai manter a homenagem prevista para setembro, ao realizador Manoel Oliveira, falecido hoje, aos 106 anos, disse à agência Lusa o diretor-geral do certame, Luís Albuquerque.

"Na edição deste ano estava em causa a homenagem a Manoel de Oliveira, em colaboração com o município, com um dia temático dedicado ao realizador e a atribuição do prémio carreira, que se vai manter", explicou Luís Albuquerque.

A homenagem está prevista para a segunda edição do Figueira Film Art, que se vai realizar de 07 a 13 setembro.

O diretor-geral do festival salienta que "devemos ter sido a última entidade a fazer um convite a Manuel Oliveira, que se justifica dada a sua ligação ao cinema da Figueira da Foz e ao facto de nunca aqui ter sido homenageado".

"Foi uma referência para mim, que procurei seguir durante todos estes anos e que tinha a vontade expressar de celebrar esta homenagem enquanto estivesse vivo", sublinhou Luís Albuquerque.

Para o responsável do Figueira Film Art, Manoel Oliveira foi um "elemento representativo do cinema analógico e o expoente máximo em Portugal na sétima arte".

"Vão existir várias homenagens, mas o que nos regozija é nos termos lembrado dele enquanto estava vivo", frisou o diretor do festival.

O realizador português Manoel de Oliveira morreu hoje, aos 106 anos, no Porto.

Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nascido a 11 de dezembro de 1908, no Porto, era o mais velho realizador do mundo em atividade.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", estreada em dezembro passado, por ocasião do 106.º aniversário.

AMV // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.