Morte de Manoel de Oliveira deixa país de luto

Morte de Manoel de Oliveira deixa país de luto
| País
Porto Canal

A morte do realizador português Manoel de Oliveira provocou reações nos mais variados quadrantes da sociedade, com o Presidente da República a recordá-lo como símbolo maior e o Governo a decretar dois dias de luto nacional.

Cavaco Silva disse ter sentido "profundo pesar" pela morte do realizador e recordou Manoel de Oliveira como o "símbolo maior do cinema português no mundo", apontando que o cineasta é "um exemplo para as novas gerações".

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, expressou, em seu nome pessoal e em nome do Governo, pesar pela morte do cineasta Manoel de Oliveira e considerou que a cultura portuguesa perdeu uma das suas figuras maiores.

O Governo decretou dois dias de luto nacional pela morte do realizador e o chefe do Executivo vai estar presente no funeral, que se realiza sexta-feira, na cidade do Porto.

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, por seu lado, lamentou a morte do cineasta, sublinhando que "Portugal perde um dos referenciais do século XX".

Entretanto, o presidente honorário do Festival de Cannes, Gilles Jacob, amigo e admirador da arte de Manoel de Oliveira, afirmou o seu pesar e disse sentir-se "um órfão".

Já o produtor Luís Urbano, o último a trabalhar com o realizador, afirmou à agência Lusa que o cinema dele merece ser visto pelos portugueses.

A atriz Leonor Silveira, presença constante nos filmes do cineasta, apontou que o trabalho com Manoel de Oliveira lhe moldou a identidade e foi determinante no "rumo pessoal e profissional".

A morte de Manoel de Oliveira é, aliás, notícia em todo o mundo, com a imprensa internacional a prestar homenagem ao mais velho cineasta até agora no ativo, com um ritmo de rodagem de um filme por ano.

Desde o espanhol El País, passando pelos franceses Libération e Le Monde, os italianos La Republica e La Stampa, o belga La Libre.be, o checo Blesk, o holandês NU.nl, o sueco HD ou os alemães Augsburger Allgemeine e Die Presse, a morte do realizador português é notícia não só por toda a Europa, mas também do outro lado do Atlântico através dos brasileiros Folha de São Paulo e Estadão e do canadiano La Presse.

Cá dentro, o diretor-geral do festival de cinema Figueira Film Art, Luís Albuquerque, já anunciou que se mantém a homenagem ao realizador Manoel Oliveira, prevista para setembro.

Hoje à noite, no decorrer da cerimónia dos prémios Sophia, a Academia Portuguesa de Cinema irá evocar a vida e obra do realizador.

A Câmara Municipal do Porto, cidade natal de Manoel de Oliveira, anunciou que vai decretar três dias de luto municipal, de sexta-feira a domingo.

A notícia levou também os principais partidos políticos a reagirem, com o PSD a apontar a "grande perda para Portugal" e o PS a lamentar a "perda irreparável".

Já o CDS-PP sublinhou o "orgulho" no legado de Manoel de Oliveira, enquanto o Partido Comunista lamentou profundamente a morte do realizador e lembrou-o como "uma figura ímpar da cultura portuguesa", ao mesmo tempo que o Bloco de Esquerda o evocou como "um grande cineasta europeu" e um exemplo de "energia, determinação, humor e grande vontade de viver".

Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nascido a 11 de dezembro de 1908, no Porto, era o mais velho realizador do mundo em atividade e faleceu hoje, em sua casa, no Porto.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", estreada em dezembro passado, por ocasião do 106.º aniversário do cineasta.

O funeral de Manoel de Oliveira realiza-se sexta-feira, às 15:00, na igreja de Cristo Rei, no Porto, estando o corpo a partir de hoje, às 18:00, no salão do Convento dos Padres Dominicanos.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).