Manoel de Oliveira: Realziador era "uma criança sábia" - Rogério Samora

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 abr (Lusa) -- O ator Rogério Samora definiu à Lusa o realizador Manoel de Oliveira, que morreu hoje aos 106 anos, como "uma criança sábia; muito divertido, com sentido de humor, libidinoso, pecador e muito católico".

O ator, que trabalhou, com Oliveira em filmes como, entre outros, "Le soulier de satin" e "Party", vê a morte do realizador como "um grande museu ou um monumento, como o Convento de Cristo, que ardam".

Samora, que fez parte do elenco de "A caixa", disse que, com o realizador, "os atores tinham a liberdade de interpretar o texto como melhor achassem".

"Ele dava liberdade ao ator para criar dentro daquele contexto, era sim, muito exigente com a encenação, com os objetos em cena, com o espaço e com o movimento dos atores", recordou Samora emocionado.

"Manoel de Oliveira era sim muito rigoroso com o texto, que, para ele, tinha uma importância fundamental - como com a luz", disse o ator, que fez também parte do elenco do filme "Os canibais".

"O quinto império" e "Palavra e utopia" são outros filmes de Manoel de Oliveira em que Rogério Samora atuou.

O realizador português Manoel de Oliveira morreu hoje, aos 106 anos, no Porto. Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nascido a 11 de dezembro de 1908, no Porto, era o mais velho realizador do mundo em atividade.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", segundo nota da produção, que se estreou em dezembro passado, por ocasião do 106.º aniversário.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.