Manoel de Oliveira: Realziador era "uma criança sábia" - Rogério Samora

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 abr (Lusa) -- O ator Rogério Samora definiu à Lusa o realizador Manoel de Oliveira, que morreu hoje aos 106 anos, como "uma criança sábia; muito divertido, com sentido de humor, libidinoso, pecador e muito católico".

O ator, que trabalhou, com Oliveira em filmes como, entre outros, "Le soulier de satin" e "Party", vê a morte do realizador como "um grande museu ou um monumento, como o Convento de Cristo, que ardam".

Samora, que fez parte do elenco de "A caixa", disse que, com o realizador, "os atores tinham a liberdade de interpretar o texto como melhor achassem".

"Ele dava liberdade ao ator para criar dentro daquele contexto, era sim, muito exigente com a encenação, com os objetos em cena, com o espaço e com o movimento dos atores", recordou Samora emocionado.

"Manoel de Oliveira era sim muito rigoroso com o texto, que, para ele, tinha uma importância fundamental - como com a luz", disse o ator, que fez também parte do elenco do filme "Os canibais".

"O quinto império" e "Palavra e utopia" são outros filmes de Manoel de Oliveira em que Rogério Samora atuou.

O realizador português Manoel de Oliveira morreu hoje, aos 106 anos, no Porto. Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nascido a 11 de dezembro de 1908, no Porto, era o mais velho realizador do mundo em atividade.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", segundo nota da produção, que se estreou em dezembro passado, por ocasião do 106.º aniversário.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).