Telecoconferência do Eurogrupo à tarde se instituições aprovarem lista grega
Porto Canal / Agências
Bruxelas, 24 fev (Lusa) -- O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, indicou que realizar-se-á "hoje à tarde" uma teleconferência do fórum de ministros das Finanças da zona euro, caso a primeira análise das instituições à lista de reformas apresentada pela Grécia seja positiva.
Questionado, na comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, em Bruxelas, sobre o primeiro parecer já tornado público, por parte da Comissão Europeia (CE), Dijsselbloem disse que não está ainda em condições de se pronunciar, porque o procedimento correto é haver uma primeira análise por parte das três instituições, CE, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.
Se as três instituições considerarem que a lista de reformas remetida por Atenas a Bruxelas na segunda-feira é suficiente como um "ponto de partida válido", então terá lugar, ainda hoje à tarde, uma teleconferência do Eurogrupo, para "prosseguir o processo".
"Este é só o primeiro passo do processo. É só uma primeira lista", enfatizou, acrescentando estar esperançado que o processo possa continuar com vista à conclusão bem sucedida da revisão do programa de assistência à Grécia, condição para ser prolongada, por quatro meses, a assistência a Atenas, tal como acordado na reunião do Eurogrupo da passada sexta-feira.
Hoje de manhã, a Comissão Europeia já apontou, após uma primeira leitura da lista de reformas que o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, submeteu a Bruxelas, que a mesma é "suficientemente completa" com vista ao prolongamento da assistência a Atenas.
"A lista das reformas do Governo grego foi recebida dentro do prazo", escreveu Margaritis Schinas, porta-voz da Comissão Europeia, na sua conta de twitter.
ACC (FV)
Lusa/fim