Samaras diz que Governo assinou novo resgate com "piores condições"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 21 fev (Lusa) - O líder do principal partido da oposição grega (Nova Democracia), Antonis Samaras, afirmou hoje que o Governo está a tentar mostrar que o programa que assinou com o Eurogrupo é um "êxito", apesar de ser em "condições muito piores".

"Tsipras e o seu Governo estão a tentar demonstrar que o regresso ao memorando que assinaram ontem [sexta-feira] é um êxito para o país. No fundo, é voltar ao mesmo lugar, mas em condições muito piores", assegurou Samara, em comunicado, após o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, ter discursado na televisão.

Samaras destacou que o executivo tinha dito que acabaria com o resgate e com a 'troika' "e afinal assinou um prolongamento por mais quatro meses, com outro nome, e trata com a mesma 'troika'".

O ex-primeiro-ministro destacou que o seu Governo, pelo contrário, iria conseguir libertar a Grécia do programa de ajustamento "em finais de fevereiro", caso tivesse continuado no poder.

Samaras acusou Tsipras de não explicar "onde irá buscar o dinheiro para pagar as obrigações do país nos próximos meses", e embora tenha salientado que "se evitou o pior por agora", numa alusão à saída da Grécia do euro, considerou que "o maior perigo ainda não está ultrapassado".

O ex-parceiro do Governo de Samaras e líder dos sociais-democratas gregos, Evangelos Venizelos, também criticou a postura do Executivo, acusando-o de negociar um terceiro programa de resgate e de ter seguido o caminho das "falsas promessas".

Por outro lado, o centrista To Potami abriu as portas à colaboração com o Executivo nas reformas e frisou que "não há tempo para desculpas".

RCR // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.