Concerto de homenagem em Coimbra nos 28 anos da morte de José Afonso

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 13 fev (Lusa) -- Vários músicos vão realizar um espetáculo de homenagem a José Afonso, no dia 23, em Coimbra, assinalando os 28 anos da morte do autor de "Grândola, Vila Morena".

Trata-se de uma iniciativa do cantor Mário Mata e do grupo Amigos do Zeca, que já promoveram idênticos programas de "tributo a Zeca Afonso" em anos anteriores.

"Vamos, mais uma vez, celebrar o legado musical deixado por José Afonso", disse hoje Mário Mata à agência Lusa.

Segundo o criador de "Não há nada p'ra ninguém", Amigos do Zeca, constituído em Penela, distrito de Coimbra, em 2009, e ele próprio, vão apresentar "um espetáculo divertido que aposta em todos os estilos" da obra de José Afonso.

Intitulado "28 anos de saudade", o concerto conta com a participação de Mário Mata & Amigos do Zeca, a que se juntarão, como convidados, Rui Pato, Francisco Fanhais, António Ataíde, Manuel Rocha e o Grupo Vocal Ad Libitum.

Cantor e compositor, José Afonso, também conhecido por Zeca, nasceu em Aveiro, em 02 de agosto de 1929, e morreu em Setúbal, em 23 de Fevereiro de 1987.

Começou a sua carreira a interpretar fados de Coimbra, nos anos 50 do século XX, tendo revolucionado a música tradicional ligada aos universitários da cidade do Mondego.

Afirmou-se depois como músico de intervenção e passou à história como um dos símbolos do 25 de Abril de 1974.

Os militares que realizaram a Revolução dos Cravos escolheram uma das suas músicas -- "Grândola, Vila Morena" -- como senha radiofónica que marcou o avanço das tropas que derrubaram a ditadura.

O espetáculo realiza-se no dia 23, às 21:30, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, que tem capacidade para 380 pessoas. Os bilhetes custam 13 euros.

"28 anos de saudade" é apoiado pela Câmara Municipal de Penela, Diário de Coimbra e Antena 1, que vai transmitir o concerto em direto.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Acidentes com motas, bicicletas e trotinetes aumentaram significativamente em 2023

Os acidentes com motociclos, bicicletas e trotinetes registaram “aumentos significativos” em 2023, tendo as vítimas mortais subido 25% nas motas e quase 36% nos velocípedes em relação a 2022, revela a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.