Hollande assegura aos judeus franceses que França é a pátria deles

Hollande assegura aos judeus franceses que França é a pátria deles
| Mundo
Porto Canal

O Presidente francês, François Hollande, dirigiu-se hoje aos judeus franceses para lhes assegurar que França é a pátria deles, numa altura em que duplicaram os atos de antissemitismo no país com a maior comunidade judaica da Europa.

Hollande, que discursava no Memorial do Holocausto de Paris por ocasião do 70.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, considerou que o grande aumento daqueles incidentes em 2014 é "uma realidade insuportável" e anunciou um reforço das sanções contra o racismo e o antissemitismo.

"O flagelo (do antissemitismo) leva alguns judeus a questionar a sua presença em França. Franceses de confissão judaica, o vosso lugar é aqui. França é a vossa pátria", disse o Presidente francês.

Com cerca de 500.000 a 600.000 pessoas, França acolhe a maior comunidade judaica da Europa e a terceira maior do mundo, depois de Israel e dos Estados Unidos.

Segundo o conselho representativo das instituições judaicas de França, o número de atos antissemitas no país duplicou de 2013 para 2014.

Hollande disse também que França "nunca esquecerá" as vítimas do Holocausto e prestou homenagem aos 76.000 judeus deportados pelo regime colaboracionista de Vichy durante a II Guerra Mundial e sublinhou a necessidade de a história da Shoah "ser ensinada em todos os locais, sem nenhuma restrição".

O presidente francês deverá deslocar-se hoje à tarde a Auschwitz, na Polónia, para participar na cerimónia que assinala o 70.º aniversário da libertação do campo.

A homenagem deste ano às vítimas do Holocausto ocorre menos de três semanas depois dos ataques 'jihadistas' de Paris, entre os quais uma tomada de reféns num supermercado 'kosher', em que morreram quatro pessoas.

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.