Agostinho Lopes compara casos no Governo a “cogumelos a multiplicarem-se numa estrumeira”

Agostinho Lopes compara casos no Governo a “cogumelos a multiplicarem-se numa estrumeira”
| Política
Porto Canal

O membro da comissão política do comité central do PCP Agostinho Lopes criticou hoje a sucessão de casos polémicos entre os membros do Governo da maioria PSD/CDS-PP, "como cogumelos a multiplicarem-se numa estrumeira".

"Não são casos excecionais, são extraordinários, como cogumelos a multiplicarem-se numa estrumeira e que mostram que o Governo só tem um caminho. Só há uma solução. É ir-se embora e muito rapidamente, quanto mais não seja por uma questão de higiene política", afirmou, na sede comunista.

O secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, recusou hoje responsabilidades na tentativa de venda pelo Citigroup ao Estado português, quando o socialista José Sócrates era líder do executivo, de contratos ´swap' (permuta do risco em empresas do setor público).

"O que está em cima da mesa é todo o problema do Governo e a necessidade urgente de que vá para a rua, que seja rapidamente demitido", desejou o dirigente do PCP, citando ainda os casos de outros secretários de Estado, entretanto demitidos, e da ministra das Finanças, também ligada a esta polémica.

Agostinho Lopes referiu ainda o facto de o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, ter sido membro do Conselho Superior da SLN, sociedade gestora do BPN, e de ter tido ganhos de 150 por cento em ações, segundo noticiou o jornal Público.

O militante comunista reiterou a necessidade de "rotura com esta política que está a afundar o país para um desastre económico e social de grandes proporções".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.