Emissora pública japonesa veta comentários satíricos sobre políticos
Porto Canal / Agências
Tóquio, 09 jan (Lusa) - A emissora pública japonesa NHK vetou comentários satíricos sobre políticos nacionais que a dupla de comediantes Bakusho Mondai tinha preparado para um programa de Ano Novo emitido no dia 03 de janeiro, escreve o jornal Asahi.
Foi a própria dupla de apresentadores que revelou o incidente durante a emissão do programa radiofónico "Junk Bakusho Mondai Cowboy" a 07 de janeiro, garantindo que todo o material relacionado com os políticos foi retirado num encontro prévio com a equipa do programa de televisão.
"Fiquei furioso porque disseram que todos os temas [envolvendo os políticos] tinham de ficar de fora", disse Yuji Tanaka, um dos comediantes.
"Depende do produtor, mas alguns são cautelosos. Tenho a certeza que não havia pressão por parte dos políticos. Foi uma restrição voluntária por parte da cadeia de televisão para evitar causar problemas", declarou o outro membro da dupla, Hikaru Ota.
A banda de pop-rock Southern All Stars causou recentemente polémica depois de o vocalista ter cantado temas com conteúdo político durante um concerto em Yokohama, a 28 de dezembro, a que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e a sua mulher assistiram.
Para Tanaka, a tendência de dissuadir o uso de elementos satíricos em espetáculos vai continuar a aumentar no país asiático.
A emissora pública NHK não quis comentar.
ISG // JCS
Lusa/fim