Observatório Liberdade Religiosa diz que ataque de Paris "é insulto extremo à Humanidade"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jan (Lusa) - O recém-criado Observatório para a Liberdade Religiosa (ORL) condenou hoje o ataque à sede do jornal satírico francês Charlie Hebdo, que fez pelo menos 12 mortos, considerando-o "um insulto extremo" à Humanidade e ao Islão.

"O Islão foi insultado mais uma vez por terroristas que abusam do seu nome. Hoje todos somos parisienses", adianta o ORL em comunicado.

Três homens armados com uma kalashnikov e um lança-rockets atacaram hoje a sede do jornal satírico Charlie Hebdo, no centro de Paris, fazendo pelo menos 12 mortos, dois dos quais polícias, e 20 feridos, quatro deles em estado muito grave.

O jornal Charlie Hebdo tornou-se conhecido em 2006, quando decidiu republicar cartoons do profeta Maomé, inicialmente publicados no diário dinamarquês Jyllands-Posten e que provocaram forte polémica em vários países muçulmanos.

Em 2011, a sede do semanário ficou destruída num incêndio de origem criminosa, depois da publicação de um número especial sobre a vitória do partido islamita Ennahda na Tunísia no qual o profeta Maomé era o "redator principal".

A confirmarem-se as suspeitas e os indícios de que se tratou de um ataque terrorista, acrescenta o ORL, "esta barbárie veio reforçar a importância da defesa da liberdade, de todas as liberdades, sobretudo de expressão e de crença".

O ORL relaciona o ataque ao jornal com a publicação, em 2011, das caricaturas satíricas do profeta Maomé, considerando que "um exercício de liberdade de expressão, eventualmente discutível na forma, mas inquestionável no princípio, tê-los-á, ao que parece, sentenciado a esta sumária execução".

"É um insulto extremo à humanidade", acrescenta o ORL, considerando que o "atentado em Paris será um marco na história", que poderá prenunciar "o dealbar de um período difícil para os Direitos do Homem".

Para o ORL, o ataque "confunde" e "envergonha" o mundo e "mostra a face negra do abuso desumano da religião".

"O atentado traduz a fraqueza de uma minoria, que procura pela força aquilo que não consegue pela razão e pela fé", sublinha o ORL.

O Observatório para a Liberdade Religiosa, anunciado em novembro, é uma iniciativa de investigadores e cidadãos portugueses, que visa o estudo das religiões e o acompanhamento da situação da liberdade religiosa em Portugal e no mundo.

Como primeira iniciativa pública, o ORL tem agendado para 14 de janeiro, pelas 18:30, o debate "Do 'Estado Islâmico' à Europa desencantada -- Desafios à Liberdade Religiosa", onde os acontecimentos de hoje em Paris serão analisados.

A estrutura independente, que surge associada à área de Ciência das Religiões, da Universidade Lusófona, é coordenada pelo professor e investigador Alexandre Honrado e pelo jornalista Joaquim Franco.

CFF (MDR) // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.