Vaticano condena violência contra pessoas e liberdade de imprensa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cidade do Vaticano, 07 jan (Lusa) - O Vaticano condenou hoje "a dupla violência" do atentado contra a sede do jornal francês Charlie Hebdo, em Paris, contra pessoas e contra a liberdade de imprensa.

Numa primeira reação, o padre Ciro Benedettini, vice-diretor do gabinete de imprensa do Vaticano, comunicou aos jornalistas a "condenação pelo ato de violência", que foi o tiroteio, e a "condenação pelo atentado contra a liberdade de imprensa, tão importante como a liberdade religiosa".

O Vaticano vai enviar, mais tarde, um telegrama em nome do papa ao arcebispo de Paris, André Vingt-Trois.

O diário do Vaticano, L'Osservatore Romano, destacou na capa a "estratégia da barbárie", referindo que "15 minutos antes do ataque, o semanário tinha publicado uma caricatura de Abu Bakr al-Baghadi, líder do [movimento fundamentalista] Estado Islâmico", na rede social Twitter.

"O atentado parece inserir-se no âmbito de uma represália horrível", considerou Benedettini.

EJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.