Jornal dinamarquês que lançou caricaturas com segurança reforçada

| Mundo
Porto Canal / Agências

Copenhaga, 07 jan (Lusa) -- A segurança foi reforçada hoje em redor da sede do jornal dinamarquês que publicou inicialmente as caricaturas do profeta Maomé, após o sangrento atentado ao semanário satírico francês Charlie Hebdo, segundo um memorando interno divulgado pela imprensa.

O Jyllands-Posten informou os seus funcionários que as medidas para os proteger seriam reforçadas, sem pormenorizar, indica o documento publicado pelo diário Berlingske.

"A vigilância e o nível de segurança nos nossos escritórios e à sua volta em Copenhaga e Viby (cidade onde o jornal tem a sua sede) foram reforçados", refere o texto.

A direção do jornal diz seguir de perto a situação do ataque de hoje ao Charlie Hebdo, que causou 12 mortos e 20 feridos, quatro dos quais em estado grave.

O Jyllands-Posten tornou-se célebre no mundo inteiro após ter publicado 12 caricaturas do profeta do islão em setembro de 2005, o que provocou violentas manifestações em vários países muçulmanos.

Aqueles desenhos foram reproduzidos pelo Charlie Hebdo alguns meses mais tarde.

Kurt Westergaard, o autor das caricaturas mais controversas, que escapou a uma tentativa de assassínio na sua casa em 2010, declarou-se hoje chocado com o ataque "assustador e horrível".

Em declarações à rádio pública dinamarquesa DR, Westergaard disse beneficiar de proteção policial que lhe permite "viver tranquilamente e com confiança".

Os serviços de segurança dinamarqueses, PET, indicaram manter o seu nível de vigilância contra os atos terroristas, adiantando que "por enquanto, a situação não justifica modificações na avaliação da ameaça terrorista contra a Dinamarca, que continua a ser séria".

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.