Sindicato dos Jornalistas repudia e presta homenagem às vítimas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jan (Lusa) -- O Sindicato dos Jornalistas repudiou hoje o atentado ocorrido esta manhã na sede do semanário parisiense "Charlie Hebdo" e prestou homenagem à "resistência e coragem" dos que "amam até aos limites a liberdade de expressão".

Num comunicado na página na internet do sindicato afirma-se também a solidariedade para com a dor e revolta dos camaradas e familiares das vítimas do atentado, 12 até ao momento, 10 trabalhadores do semanário satírico e dois polícias.

"Tendo-se distinguido pelos seus desenhos satíricos, frequentemente polémicos, sobre diversas realidades políticas e religiosas, o ´Charlie Hebdo´ pagou um preço muito caro, profundamente injusto e completamente intolerável pelas suas opções", diz o comunicado na página do Sindicato, encimado por um quadro a negro com a frase "Je suis Charlie" (Eu sou Charlie).

No documento, remetido também à Federação Europeia de Jornalistas, o Sindicato deseja a rápida detenção e a severa punição dos culpados e "junta a sua à voz das organizações de jornalistas e de cidadãos que reafirmam que a violência não pode ser a resposta para a divergência, mas também que o ódio jamais calará o desejo de liberdade".

O atentado de hoje na sede do semanário, perpetrado por três homens encapuzados e fortemente armados, provocou pelo menos 12 mortos e 20 feridos, quatro em estado grave, dizimando a redação do Charlie Hebdo.

Stéphane "Charb" Charbonnier, 47 anos e diretor da publicação, Jean "Cabu" Cabut, 76 anos, Georges Wolinksi, 80 anos, e Verlhac "Tignous" Bernard, 58 anos, incluem-se entre as vítimas do ataque.

FP (PCR) // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.