IGAI já entregou relatório dos Vistos gold ao Ministério da Administração Interna

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jan (Lusa) -- A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao Ministério da Administração Interna o inquérito sobre a atribuição de vistos 'gold' pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), disse hoje à Lusa fonte daquele organismo.

O inquérito ao procedimento de concessão de autorização de residência para atividade de investimento pelo SEF foi pedido pela ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, a 21 de novembro com "caráter de urgência" e a data prevista para a sua conclusão terminava hoje.

Numa resposta enviada a agência Lusa, a inspetora-geral da IGAI, Margarida Blasco, indica que a auditoria já foi remetida ao gabinete da ministra Anabela Rodrigues.

O inquérito surgiu na sequência da operação Labirinto, uma investigação relacionada com a atribuição de vistos 'gold' que levou à detenção de 11 pessoas suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influências e peculato.

Entre os 11 detidos encontra-se o diretor nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes.

António Figueiredo encontra-se em prisão preventiva, enquanto Jarmela Palos e Maria Antónia Anes estão em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

Na sequência deste caso, Miguel Macedo demitiu-se do cargo de ministro da Administração Interna, alegando que a sua autoridade tinha ficado diminuída com o envolvimento de pessoas que lhe são próximas nas investigações.

O programa de atribuição de vistos dourados, criado em 2012, prevê a emissão de autorizações de residência para estrangeiros, oriundos de fora do espaço Schengen, com investimentos em Portugal superiores a 500 mil euros por um período mínimo de cinco anos.

Na sequência da detenção Jarmela Palos pediu a demissão, tendo a ministra Anabela Rodrigues nomeado para diretor do SEF o juiz desembargador António Beça Pereira.

CMP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.