Vistos Gold: Mais de 90 ME investidos em imobiliário em Novembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 dez (Lusa) -- A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) informou hoje terem sido investidos, em novembro, mais de 90 milhões de euros em imobiliário, ao abrigo do programa dos vistos 'gold'.

Num comunicado divulgado hoje, a CPCI referiu que no mês passado foram contabilizados 132 novos investidores através de um regime com um "forte potencial de atração de investimento" e que continua a ter a "confiança dos investidores e de todo o mercado".

"No mês de novembro, foram registados, mais 101 milhões de euros captados para Portugal ao abrigo deste programa, dos quais 90 milhões, ou seja, 89%, dizem respeito a investimento em imobiliário nacional", lê-se na comunicação da confederação.

O programa soma um investimento total de 1.177 milhões de euros, dos quais 1.062 milhões (91%) correspondem a aquisição de património imobiliário, segundo a mesma nota.

A CPCI indicou a necessidade de o programa ser melhorado para potenciar os resultados obtidos e exemplifica como aperfeiçoamento a "possibilidade de associar ao investimento na aquisição de um imóvel, a concretização de projetos de reabilitação urbana".

Outra hipótese seria a "criação de mecanismos que incentivem o seu alargamento a todo o território nacional, permitindo a sua difusão em regiões com elevado potencial", como o interior do país.

No quadro da Operação Labirinto, sobre o programa dos Vistos Gold, foi desmantelada uma rede de corrupção, na qual participaram alegadamente altos representantes do Estado.

Entre os 11 detidos encontravam-se o diretor nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes.

Miguel Macedo demitiu-se do cargo de ministro da Administração Interna, por considerar que a sua autoridade tinha ficado diminuída.

O programa de atribuição de vistos 'dourados', criado em 2012, prevê a emissão de autorizações de residência para estrangeiros, oriundos de fora do espaço Schengen, com investimentos em Portugal por um período mínimo de cinco anos.

PL (ACC/IM) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.