Costa Pina não apresentou qualquer solução - Ministra das Finanças

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (Lusa) - A ministra das Finanças disse hoje que o despacho do secretário de Estado Costa Pina não dava solução para o problema dos 'swap' e que só está em vigor para impedir novos contratos sem o crivo da DGTF e IGCP.

"O despacho de 09 de junho de 2011 diz que as empresas devem tomar a iniciativa de apresentar propostas [para resolver o problema dos 'swap'], propostas que devem passar pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), Inspeção-Geral de finanças e IGCP [Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública] e até de contratar a Caixa Geral de Depósitos. Era uma solução que dependia de cada empresa e posso esclarecer que durante todo o período não apareceu nenhuma proposta", afirmou Maria Luís Albuquerque aos deputados da comissão de inquérito.

"O que é tão falado como a solução que eu travei, não era propriamente uma solução. Era uma proposta de procedimento para soluções a propor pelas empresas", sublinhou ainda a ministra.

A governante justificou a manutenção em vigor deste despacho porque, disse, este "impede as empresas de contratar 'swap'" sem que "sejam vistos pela DGTF e pelo IGCP".

O despacho ficará em vigor até que sejam alterados os estatutos do Setor Empresarial do Estado, referiu.

IM/NM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".