Viana investe 400 mil euros em pista de atletismo em homenagem a Manuela Machado

| Desporto
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 02 jan (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje um investimento de 400 mil euros na requalificação da pista de atletismo em tartan do estádio municipal Manuela Machado, em homenagem àquela atleta natural do concelho.

Em comunicado, a autarquia adiantou que a intervenção a candidatar a fundos comunitários "será levada a efeito no ano em que se comemora o vigésimo aniversário do título mundial de campeã da maratona de Manuela Machado, obtido em Gotemburgo, na Suécia".

De acordo com o município esta intervenção "vem dar resposta às necessidades de muitas associações desportivas do concelho", bem como "às atividades desenvolvidas no âmbito do programa concelhio de promoção da prática do atletismo, dinamizado por Manuela Machado e que envolvem mais de 700 alunos".

Em causa está a requalificação da pista de atletismo em tartan que serve de apoio a esta infraestrutura desportiva municipal, "que atualmente se encontram degradada, condicionando a prática de desporto de alta competição e amadora do recinto".

"A melhoria da resposta deste equipamento, único do género no concelho e concelhos vizinhos, vem ao encontro das necessidades da população residente bem como de outros concelhos periféricos que não estando dotados deste tipo de infraestrutura desportiva a utilizam para o desenvolvimento de atividade regular", lê-se ainda no documento enviado à imprensa.

Na nota, a autarquia liderada pelo socialista José Maria Costa sublinhou tratar-se de "uma forma de homenagear Manuela Machado, que é uma referência nacional do atletismo, reconhecida pelos resultados obtidos ao serviço de Portugal com destaque para os títulos europeu e mundial da maratona".

Aquele estádio municipal, batizado com o nome da atleta em 1999, é um projeto do arquiteto Henrique Carvalho iniciado em 1993, com um custo previsto de seis milhões de euros, sendo que as obras foram suspensas em julho do mesmo ano, por falta de financiamento.

Em 1999 foi construída a pista de tartan, para utilização dos atletas dos oito clubes com secção de atletismo no concelho de Viana do Castelo, com balneários em pavilhões provisórios, que foram substituídos pelos definitivos já no primeiro mandato do atual executivo.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Tudo sobre a final da Champions: as equipas, os percursos e a história

A final da Liga dos Campeões 2023/2024 vai colocar frente a frente a equipa mais titulada de sempre da competição e um emblema que não põe as mãos na “orelhuda” desde 1997. Real Madrid e Borussia Dortmund vão subir ao relvado a 1 de junho de 2024, no Estádio Wembley, em Londres, com um único objetivo: tornar-se campeão de clubes da Europa.

FC Porto: O Olival tem Boavista

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, onde continua a preparar o dérbi da penúltima jornada da Liga, frente ao Boavista, agendado para as 20h30 de domingo no Estádio do Dragão (Sport TV).

Gonçalo Alves: “Façam o rastreio para saberem com o que podem contar”

A parceria entre “duas instituições imensas da cidade” como o FC Porto e o IPO continua bem viva e neste 8 de maio, Dia do Euromelanoma, o clube associou-se ao Instutito para incentivar a população ao autoexame no âmbito de uma campanha de prevenção do cancro de pele. Gonçalo Alves e Telmo Pinto aproveitaram uma “oportunidade muito boa” para “apelar as pessoas façam o rastreio” na Clínica da Pele, uma “operação super rápida” mas “super importante”.