PCP quer explicações sobre despedimentos em fábrica que recebeu fundos comunitários

| Política
Porto Canal / Agências

Peniche, 19 dez (Lusa)- O PCP vai questionar o Governo sobre as verbas comunitárias atribuídas à nova fábrica da Ramirez, em Matosinhos, para gerar emprego, quando a conserveira vai despedir 40 trabalhadores em Peniche, disse hoje nesta cidade o deputado João Ramos.

"Como é que constrói uma unidade com fundos comunitários, com o objetivo de criar novos postos de trabalho, quando o que se verifica é o despedimento de 40 trabalhadores da unidade de Peniche, uma vez que a sua transferência para Matosinhos é sempre difícil", questionou o deputado comunista, em declarações à agência Lusa.

João Ramos adiantou que o PCP vai pedir explicação à ministra da Agricultura e do Mar na Assembleia da República.

O deputado mostrou "preocupação por serem despedidos trabalhadores com mais direitos para entrarem mais trabalhadores precários".

O comunista defendeu que as indústrias de transformação do pescado "deverão continuar disseminadas pelo país", perto dos vários portos de pesca, criticando por isso a intenção da empresa Ramirez em concentrar a produção em Matosinhos.

O deputado reuniu-se com representantes do Sindicato das Pescas, Sindicato das Indústrias da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB), que representa os trabalhadores das conserveiras, e também com a Associação de Armadores da Pesca do Centro e com a Cooperativa de Armadores da Pesca Artesanal.

Outra das preocupações transmitidas pelas organizações ao deputado do PCP foi a escassez de sardinha nas unidades conserveiras e de transformação do pescado, para a qual contribui a interdição de captura deste pescado desde 19 setembro até janeiro de 2015.

"Se até aqui não havia dificuldades, agora as conserveiras já estão a laborar com sardinha de Espanha ou com sardinha congelada", alertou.

Para o PCP, não faz sentido o Governo afirmar que aposta nas potencialidades do mar e que o "país está no bom caminho com o investimento em novas unidades e em novas conserveiras, quando está a contribuir para a escassez da sardinha".

Em novembro, a Ramirez informou que vai encerrar as fábricas de Peniche e de Matosinhos e concentrar os trabalhadores e a produção numa nova unidade em Lavra, a ser inaugurada maio, no concelho de Matosinhos.

A empresa já comunicou aos trabalhadores "a decisão de encerrar as duas unidades atuais" em Leça da Palmeira (Matosinhos) e Peniche e "transferir toda a produção para a nova unidade", a fábrica denominada "Ramirez 1853", localizada em Lavra, outra das freguesias do concelho de Matosinhos.

O investimento de 18 milhões de euros e a necessidade de concentração da produção e da mão-de-obra são justificados com a antiguidade das atuais unidades, que "laboram há 60 anos e já não se compadecem com os desafios de espaço e as novas exigências das certificações nacionais e internacionais" exigidas às indústrias conserveiras.

Os postos de trabalho "estão assegurados" na nova fábrica, de acordo com a empresa.

Contudo, a maior parte dos trabalhadores tem mais de 50 anos e não pode mudar-se para o norte, preocupações já manifestadas pela câmara de Peniche.

A fábrica de Peniche tem 30 trabalhadores permanentes e dez temporários.

FYC // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.