Miguel Oliveira lança troféu de MiniGP para "captar" jovens dos 11 aos 17 anos

| Desporto
Porto Canal / Agências

Bombarral, Lisboa, 17 dez (Lusa) - Vinte crianças dos 11 aos 17 anos vão poder competir em 2015 no Troféu Oliveira Mini Moto3 Cup, uma iniciativa criada pelo piloto profissional Miguel Oliveira destinada a captar e formar jovens valores para as motos de velocidade.

De acordo com os organizadores - Miguel Oliveira e o pai, Paulo Oliveira - "o grande objetivo deste troféu é o de criar uma oportunidade para que os jovens aspirantes a pilotos possam competir num nível profissional", com um custo reduzido, e beneficiando de ensinamentos do único português a competir no Campeonato do Mundo de MotoGP.

"Temos vindo a ser abordados por pessoas que queriam saber como podiam iniciar-se na modalidade e eu senti a responsabilidade de lançar uma iniciativa para que os jovens pudessem começar neste desporto", afirmou hoje Miguel Oliveira na cerimónia de apresentação do troféu, no kartódromo do Bombarral.

Os jovens que queiram participar terão de pagar um valor por toda a época (1.250 euros mais IVA) - que inclui sete provas - e em troca a organização fornece toda a assistência técnica, material e as motas de competição (motas monomarca com motores de quatro tempos de 250 centímetros cúbicos). No final da temporada, os participantes têm de devolver as motas à organização.

"A ideia é termos sete provas: uma em Espanha, englobada no campeonato espanhol, e [em Portugal] duas no Norte, duas no Centro e duas no Sul. Há kartódromos com condições [para o troféu], como Viana do Castelo, Braga, Fátima, Bombarral, Santo André e Portimão. São estes os recintos em Portugal", explicou Paulo Oliveira.

As datas das provas ainda estão por definir, mas serão marcadas tendo em conta a participação de Miguel Oliveira no campeonato do Mundo de MotoGP (na classe Moto3).

"Isto só faz sentido se eu puder estar presente nas corridas [do Troféu Oliveira Mini Moto3 Cup] e que venha de mim tudo o que os pilotos possam aprender", disse o piloto de Almada.

Paulo Oliveira acredita que esta competição "pode evoluir até ao ponto de desenvolver pilotos com capacidades de disputar o Campeonato do Mundo de velocidade", tal como veio a acontecer com Miguel Oliveira.

Muitos dos pilotos que agora competem no campeonato do mundo de MotoGP passaram por troféus do género, como a Copa Moriwaki 250 cc e a Redbull Rookies Cup. O próprio Miguel Oliveira também passou pela Redbull Rookies Cup.

Presente na apresentação, o presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo afirmou que a entidade apoia o projeto "desde início", com "a disponibilização de meios humanos e materiais, como os kartódromos, inscrições, licenças e seguros".

"Também daremos um apoio institucional na tentativa de encontrar apoios financeiros e parceiros para viabilizar este projeto, que consideramos muito importante para a modalidade", disse Manuel Marinheiro.

Todos os jovens candidatos terão ainda de passar em provas de seleção. A categoria MiniGP terá um máximo de 20 jovens concorrentes.

NVI // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Tudo sobre a final da Champions: as equipas, os percursos e a história

A final da Liga dos Campeões 2023/2024 vai colocar frente a frente a equipa mais titulada de sempre da competição e um emblema que não põe as mãos na “orelhuda” desde 1997. Real Madrid e Borussia Dortmund vão subir ao relvado a 1 de junho de 2024, no Estádio Wembley, em Londres, com um único objetivo: tornar-se campeão de clubes da Europa.

FC Porto: O Olival tem Boavista

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, onde continua a preparar o dérbi da penúltima jornada da Liga, frente ao Boavista, agendado para as 20h30 de domingo no Estádio do Dragão (Sport TV).

Gonçalo Alves: “Façam o rastreio para saberem com o que podem contar”

A parceria entre “duas instituições imensas da cidade” como o FC Porto e o IPO continua bem viva e neste 8 de maio, Dia do Euromelanoma, o clube associou-se ao Instutito para incentivar a população ao autoexame no âmbito de uma campanha de prevenção do cancro de pele. Gonçalo Alves e Telmo Pinto aproveitaram uma “oportunidade muito boa” para “apelar as pessoas façam o rastreio” na Clínica da Pele, uma “operação super rápida” mas “super importante”.