Subconcessão da Metro do Porto à Viaporto prolongada até Março

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 09 dez (Lusa) -- O secretário de Estado dos Transportes anunciou hoje que foi alcançado um acordo para que a subconcessão da Metro do Porto ao consórcio Viaporto seja prolongada até março próximo, estando atualmente a ser formalizada a documentação.

Em declarações à agência Lusa, Sérgio Monteiro disse que o Porto terá "o sistema de metro no mês de janeiro a funcionar tranquilamente, assim como no mês de fevereiro e no mês de março", mantendo a esperança de que, em abril, o futuro concessionário já esteja a operar "em condições financeiras vantajosas para o Estado".

"A extensão do contrato entre 01 de janeiro e 31 de março tem as mesmas condições financeiras do novo contrato que será assinado entretanto e que está agora a concurso", referiu o secretário de Estado, que reconheceu a demora do processo negocial sobre a subconcessão que terminaria a 31 de dezembro deste ano.

Segundo Sérgio Monteiro, falta agora "formalizar a documentação, para que a mesma possa ser remetida para o Tribunal de Contas".

No início de novembro, a Comissão de Trabalhadores (CT) da Metro do Porto alertou que a expansão da rede de metro "fica hipotecada pelo prazo da nova subconcessão", cujo concurso público está a decorrer.

Na altura, a CT advertiu que o metro só não pararia no dia 01 de janeiro caso "a decisão seja prorrogar o contrato com o atual subconcessionário" -- consórcio Viaporto -, antecipando, contudo, "um processo negocial desastroso, penalizando todos os contribuintes portugueses, mesmo os que não usufruem do serviço prestado".

Já este mês, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, disse esperar que o Governo refletisse sobre a decisão de privatizar a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e que avançasse "com uma solução para o metro", cujo funcionamento após 31 de dezembro afirmou não estar garantido.

TDI/JAP(AYM) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Câmara de Aveiro oferece viagens a bordo da Caravela Vera Cruz

A Câmara Municipal de Aveiro vai premiar 20 munícipes, com idade igual ou superior a 15 anos, com uma viagem a bordo da Caravela Vera Cruz, entre Aveiro e Lisboa, informou, esta sexta-feira, a autarquia no seu site oficial.