Manuel Alegre afirma que Sócrates tem "direito à presunção de inocência"

Manuel Alegre afirma que Sócrates tem "direito à presunção de inocência"
| País
Porto Canal

O histórico socialista Manuel Alegre considerou hoje que José Sócrates “não é mais nem menos” do que outro cidadão e defendeu que o ex-primeiro-ministro tem direito "à presunção de inocência" e "a não ser julgado na praça pública".

“José Sócrates não é mais do que um outro cidadão português, mas também não é menos”, afirmou Manuel Alegre, à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, após visitar o ex-primeiro-ministro, que aí se encontra em prisão preventiva.

Após o encontro, que durou cerca de uma hora, Manuel alegre assinalou aos jornalistas que Sócrates, “como qualquer cidadão português, antes de ser acusado, julgado e condenado, tem direto à presunção de inocência”.

E, acrescentou, tal como outro cidadão nacional, o antigo líder do PS “tem direito a não ser julgado e condenado na praça pública”.

Perante a insistência dos jornalistas, Manuel Alegre limitou-se a dizer que foi a Évora para visitar “um amigo” e escusou-se a fazer mais declarações.

O antigo candidato presidencial e histórico do PS Manuel Alegre entrou na prisão de Évora por volta das 15:30, para visitar José Sócrates, que aí se encontra em prisão preventiva há duas semanas.

O político e escritor, que não prestou declarações aos jornalistas ao chegar ao presídio, levou consigo um exemplar do seu livro "Tudo é e Não é".

A 21 de novembro, o antigo líder do PS e ex-primeiro-ministro foi detido e, após interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por o juiz considerar existir perigo de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.

José Sócrates está indiciado dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num processo que envolve outros arguidos, incluindo o empresário e seu amigo Carlos Santos Silva, também em prisão preventiva.

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".