Manuel Alegre afirma que Sócrates tem "direito à presunção de inocência"

Manuel Alegre afirma que Sócrates tem "direito à presunção de inocência"
| País
Porto Canal

O histórico socialista Manuel Alegre considerou hoje que José Sócrates “não é mais nem menos” do que outro cidadão e defendeu que o ex-primeiro-ministro tem direito "à presunção de inocência" e "a não ser julgado na praça pública".

“José Sócrates não é mais do que um outro cidadão português, mas também não é menos”, afirmou Manuel Alegre, à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, após visitar o ex-primeiro-ministro, que aí se encontra em prisão preventiva.

Após o encontro, que durou cerca de uma hora, Manuel alegre assinalou aos jornalistas que Sócrates, “como qualquer cidadão português, antes de ser acusado, julgado e condenado, tem direto à presunção de inocência”.

E, acrescentou, tal como outro cidadão nacional, o antigo líder do PS “tem direito a não ser julgado e condenado na praça pública”.

Perante a insistência dos jornalistas, Manuel Alegre limitou-se a dizer que foi a Évora para visitar “um amigo” e escusou-se a fazer mais declarações.

O antigo candidato presidencial e histórico do PS Manuel Alegre entrou na prisão de Évora por volta das 15:30, para visitar José Sócrates, que aí se encontra em prisão preventiva há duas semanas.

O político e escritor, que não prestou declarações aos jornalistas ao chegar ao presídio, levou consigo um exemplar do seu livro "Tudo é e Não é".

A 21 de novembro, o antigo líder do PS e ex-primeiro-ministro foi detido e, após interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por o juiz considerar existir perigo de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.

José Sócrates está indiciado dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num processo que envolve outros arguidos, incluindo o empresário e seu amigo Carlos Santos Silva, também em prisão preventiva.

+ notícias: País

TAP cancela voos no dia 11 de dezembro devido a greve geral

A TAP está a cancelar voos no dia 11 de dezembro, dia em que está marcada uma greve geral em Portugal, e está a contactar os passageiros com alternativas, segundo um aviso no ‘site’ da companhia aérea.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.