Manuel Alegre afirma que Sócrates tem "direito à presunção de inocência"

Manuel Alegre afirma que Sócrates tem "direito à presunção de inocência"
| País
Porto Canal

O histórico socialista Manuel Alegre considerou hoje que José Sócrates “não é mais nem menos” do que outro cidadão e defendeu que o ex-primeiro-ministro tem direito "à presunção de inocência" e "a não ser julgado na praça pública".

“José Sócrates não é mais do que um outro cidadão português, mas também não é menos”, afirmou Manuel Alegre, à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, após visitar o ex-primeiro-ministro, que aí se encontra em prisão preventiva.

Após o encontro, que durou cerca de uma hora, Manuel alegre assinalou aos jornalistas que Sócrates, “como qualquer cidadão português, antes de ser acusado, julgado e condenado, tem direto à presunção de inocência”.

E, acrescentou, tal como outro cidadão nacional, o antigo líder do PS “tem direito a não ser julgado e condenado na praça pública”.

Perante a insistência dos jornalistas, Manuel Alegre limitou-se a dizer que foi a Évora para visitar “um amigo” e escusou-se a fazer mais declarações.

O antigo candidato presidencial e histórico do PS Manuel Alegre entrou na prisão de Évora por volta das 15:30, para visitar José Sócrates, que aí se encontra em prisão preventiva há duas semanas.

O político e escritor, que não prestou declarações aos jornalistas ao chegar ao presídio, levou consigo um exemplar do seu livro "Tudo é e Não é".

A 21 de novembro, o antigo líder do PS e ex-primeiro-ministro foi detido e, após interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por o juiz considerar existir perigo de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.

José Sócrates está indiciado dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num processo que envolve outros arguidos, incluindo o empresário e seu amigo Carlos Santos Silva, também em prisão preventiva.

+ notícias: País

Governo faz maior investimento na compra de comboios em Portugal

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse esta terça-feira que o Governo está a fazer o maior investimento na compra de comboios em Portugal com a aquisição de quase 200 novas unidades num investimento de 1,8 mil milhões de euros.

António José Seguro afirma que Portugal é um todo e um país onde todos contam

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que Portugal é um todo, um país em que todos contam e em que nenhum território pode ser dispensado, e disse que a coesão territorial não é uma palavra de circunstância.

Profissionais dos cuidados paliativos denunciam falta de rumo e dizem-se desamparados

Os profissionais da área dos cuidados paliativos apontaram esta terça-feira falta de rumo na gestão destes cuidados, pediram a nomeação urgente da comissão nacional aguardada há um ano e avisaram que se sentem desamparados.