Supremo Tribunal de Justiça rejeita admissão do 2º 'habeas corpus' de Sócrates

Supremo Tribunal de Justiça rejeita admissão do 2º 'habeas corpus' de Sócrates
| País
Porto Canal

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou hoje admitir o segundo pedido de libertação imediata ('habeas corpus') do ex-primeiro-ministro José Sócrates, apresentado na quarta-feira por Jorge Domingos Dias Andrade.

Este é o segundo 'habeas corpus' apresentado para pedir a libertação imediata de José Sócrates, tendo o primeiro sido na quarta-feira rejeitado por "manifesta falta de fundamento legal".

O juiz relator Manuel Braz considerou que o pedido, feito "numa folha que é fotocópia de parte de uma página do Jornal de Notícias" de dia 27 de novembro, não é "uma maneira séria de apresentar uma petição de 'habeas corpus'".

"O mínimo que deve exigir-se para a introdução em juízo desse pedido ou de qualquer outro é o uso de folhas de papel em branco", lê-se no despacho, a que a agência Lusa teve acesso.

O juiz conselheiro entendeu que a forma como o pedido foi apresentado ao STJ "revela o propósito de desconsiderar a instituição Supremo Tribunal de Justiça em violação do dever de correção".

"Mais do que uma vontade séria de obter a libertação do arguido", o juiz lembra ao requerente que o defensor de José Sócrates, "se achar viável e conveniente", pode apresentar um pedido de libertação imediata do seu cliente.

A forma como o pedido foi formulado levou o juiz a concluir que Domingos Dias Andrade "não visa em primeira linha a libertação do preso (José Sócrates) em nome do qual se apresenta a atuar".

Apesar de não admitir a providência de 'habeas corpus', o juiz lembra que o requerente "pode a todo o tempo enquanto se mantiver a situação de privação da liberdade apresentar novo pedido, cumprindo as regras mínimas que nesta matéria não podem deixar de ser respeitadas".

O ex-primeiro-ministro socialista está detido em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora desde 24 de novembro por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

A investigação, que envolve outros arguidos, incluindo Carlos Santos Silva, empresário e amigo de longa data de Sócrates, está relacionado com a alegada ocultação ilícita de património e transações financeiras que ascendem a vários milhões de euros.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados