Sócrates: Ministério da Justiça vai averiguar se detidos partilham a mesma cela

Sócrates: Ministério da Justiça vai averiguar se detidos partilham a mesma cela
| País
Porto Canal

O Ministério da Justiça vai averiguar as circunstâncias em que estão detidos Carlos Santos Silva e João Perna, dois dos presos preventivos da Operação Marquês que a imprensa diz terem sido colocados na mesma cela.

Segundo fonte do Ministério da Justiça, a situação vai ser averiguada, mas a informação que a tutela tem por parte dos serviços prisionais é de que os detidos "estão na mesma ala, mas em celas diferentes".

O caso foi divulgado Correio da Manhã (CM), que hoje escreve que a decisão de colocar os dois presos preventivos na mesma cela terá sido tomada à revelia do juiz Carlos Alexandre, que definiu as medidas de coação a aplicar aos detidos na sequência Operação Marquês, relacionada com a alegada ocultação ilícita de património e transações financeiras que ascendem a vários milhões de euros e que envolve também o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Segundo o CM, o juiz decidiu proibir o advogado Gonçalo Trindade - detido inicialmente, mas que acabou libertado - de contactar com os restantes arguidos e só não o fez no caso dos presos preventivos por entender que era uma regra que decorria do bom senso.

Tanto João Perna como Carlos Santos Silva estão presos preventivamente no estabelecimento anexo à Polícia Judiciária, em Lisboa.

Já o ex-primeiro-ministro socialista cumpre prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora, desde 24 de novembro, por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.