"Prótoiro" anuncia cartel completo para a corrida de touros de Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 26 jul (Lusa) - A "Prótoiro" anunciou hoje o cartel completo da corrida de touros que agendou para 18 de agosto, em Viana do Castelo, cidade que se declarou "antitouradas", integrando, entre outros nomes, os cavaleiros Sónia Matias e Rui Salvador.

Fonte da Federação Portuguesa das Associações Taurinas "Prótoiro" disse à Lusa que esta corrida de touros terá lugar no domingo da Romaria d'Agonia, que se realiza por aqueles dias na cidade de Viana do Castelo, e que contará com os cavaleiros Rui Salvador, João Salgueiro, Sónia Matias, Ana Batista e Marcos Bastinhas.

O cartel da denominada "Corrida de Toiros da Liberdade", integra ainda o matador de touros António João Ferreira, estando as pegas a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Coimbra, liderados pelo cabo Luís Santos, precisou a fonte.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo já classificou como uma "provocação" a realização desta corrida de touros naquele concelho, que em 2009 se declarou "antitouradas", a primeira declaração do género no país.

"Eu entendo este anúncio da 'Protóiros', de certa forma, como uma provocação a Viana do Castelo", afirmou José Maria Costa, que mantém o "compromisso de inviabilizar por todos os meios legais" a realização de touradas no concelho, alegando tratar-se de um "espetáculo que nada tem a ver com a nossa cultura e com o nosso estado civilizacional".

A 19 de agosto de 2012, aquando da realização da primeira corrida de touros em quatro anos, que contou com mais de 2.300 espetadores, a "Prótoiro" tinha já anunciado que, em virtude de ter concretizado um "dia histórico", estaria de regresso no ano seguinte.

Para já, a organização não divulga o local em que será instalada desta vez a arena amovível, com capacidade para mais de 3.000 pessoas, mas garante que "não será nos mesmos terrenos de 2012".

"O sítio está tratado e vamos apresentar um pedido de licenciamento à Câmara, apenas para a instalação da arena, porque a autarquia não tem competência para autorizar ou não o espetáculo em si. Isso é um licenciamento da Inspeção-Geral das Atividades Culturais, que também será pedido", explicou o dirigente da "Prótoiro", Diogo Monteiro.

Por seu turno, o autarca José Maria Costa não dá como certa a realização desta tourada, recordando que a declaração, aprovada em reunião de câmara a 27 fevereiro de 2009, de "antitouradas", não permite autorizar a realização de qualquer espetáculo do género em terrenos públicos ou privados.

"No devido tempo atuaremos em conformidade com aquilo que são os nossos regulamentos e as nossas condicionantes, do ponto de vista do licenciamento", afirmou o autarca.

Em 2012, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga viabilizou a tourada ao dar cinco dias à organização para se pronunciar sobre os argumentos do município, no recurso que este apresentou à providência cautelar interposta pela "Prótoiro", depois de ter rejeitado a instalação da arena amovível em terrenos da Veiga da Areosa, junto à cidade.

Mais de 300 pessoas protestaram a cerca de 50 metros da arena, durante a corrida, obrigando à intervenção da PSP para evitar confrontos físicos entre aficionados e manifestantes.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.