Pires de Lima diz que estudará todas as propostas para reduzir impostos

Pires de Lima diz que estudará todas as propostas para reduzir impostos
| Política
Porto Canal

O novo ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou hoje que as propostas para reduzir impostos que lhe cheguem "serão sempre estudadas" e criticou "anúncios bombásticos" de medidas no passado, que acabaram por não ter resultados.

Durante a apresentação do ante-projeto da reforma do IRC que decorre hoje no Ministério das Finanças em Lisboa, Pires de Lima demonstrou desde o início a sua satisfação por ter como primeiro ato público a apresentação da reforma encomendada pelo seu antecessor, Álvaro Santos Pereira.

O novo governante, que tomou posse há dois dias, demonstrou a sua disponibilidade para estudar todas as propostas que impliquem uma redução de outros impostos.

"No presente e no futuro enquanto responsável pelo Ministério da Economia existirá toda a disponibilidade para manter o método que agora foi seguido ao nível da reforma de IRC e que todas as avaliações e propostas, em matéria de potenciais reduções fiscais noutras áreas, em relação a empresas e pessoas, serão sempre estudadas", garantiu o governante do CDS-PP.

Sobre o seu antecessor, Pires de Lima deixou elogios à metodologia seguida e à discrição imposta ao trabalho da comissão de reforma.

Pires de Lima elogiou assim Vítor Gaspar, ex-ministro das Finanças, e Álvaro Santos Pereira, ex-ministro da Economia, por "terem optado por uma metodologia de reforma que implicou discrição durante muitos meses, implicou sobretudo estudo e metodologia".

O governante deixou ainda críticas aos "anúncios bombásticos para ter impacto na comunicação social de medidas para ter impacto na economia" que terão sido apresentadas nos últimos anos, e diz que estes resultados "todos conhecem e dolorosamente se podem observar".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.