Grupo Estoril Sol passa de lucro a prejuízo de um milhão de euros até Setembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 nov (Lusa) - O grupo Estoril Sol, que explora os casinos do Estoril, de Lisboa e da Póvoa de Varzim, registou um prejuízo líquido consolidado de um milhão de euros nos primeiros nove meses do ano, revelou hoje a Estoril Sol SGPS.

"Esta performance resulta essencialmente da queda das receitas de jogo ocorridas no período e perversamente da subida da carga fiscal que incide sobre estas mesmas receitas", refere a Estoril Sol SGPS, no relatório e contas do terceiro trimestre enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Entre janeiro e setembro de 2013, o grupo tinha obtido um lucro líquido consolidado de 1,3 milhões de euros.

Enquanto as receitas de jogo entre janeiro e setembro de 2014 desceram 4,6%, face ao mesmo período do ano anterior, passando de 131,4 milhões de euros para 125,3 milhões, a taxa efetiva de imposto aplicada passou de 53% para 54% das receitas geradas, detalha o grupo.

"Esta situação incompreensível que atinge praticamente todas as concessões de jogo existentes em Portugal deriva do clausulado dos contratos de concessão celebrados com o Estado, cuja revisão tem vindo a ser pedida mas sem sucesso até à data", salienta a Estoril Sol SGPS.

Quanto às restantes receitas operacionais do grupo, nas áreas de restauração e animação, apresentaram um crescimento de 25%, para cinco milhões de euros até ao final de setembro.

Os custos operacionais mantiveram-se por sua vez "estabilizados", devido às medidas de reorganização recentes no âmbito do grupo, tendo crescido 0,8% para 58,6 milhões.

IYS // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.