Continental aposta no relançamento da marca portuguesa de pneus Mabor

| Economia
Porto Canal / Agências

Braga, 26 nov (Lusa) - A multinacional alemã Continental começa a vender este mês nos mercados português, belga, espanhol, polaco, holandês e russo o novo modelo de pneus Mabor, hoje apresentado mundialmente em Braga e com o qual se propõe relançar a "histórica" marca portuguesa.

"Esta é uma aposta da empresa na revitalização da marca Mabor, uma marca histórica registada em 1939 em Portugal, mas que é também uma marca de futuro", afirmou o diretor-geral da Continental Pneus Portugal (CPP), José Luís de la Fuente, durante a apresentação do Sport-Jet 3.

Produzido na fábrica da Continental Mabor em Lousado (Famalicão), mas também nas unidades que a multinacional alemã detém em França (Sarreguimes), Alemanha (Aachen e Korbach), Roménia (Timisoara), Eslováquia (Puchov) e República Checa (Otrokovice), o novo modelo Sport-Jet 3 surge seis anos após o lançamento do último produto da Mabor - o Sport -Jet 2 (2008) - apostando num "maior conforto, segurança e economia para o condutor".

Segundo salientou José Luís de la Fuente, o lançamento do Sport-Jet 3 consiste "não só na aposta da marca no aperfeiçoamento tecnológico dos seus produtos, mas também na revitalização de um símbolo do setor automóvel em Portugal, a Mabor".

"A aposta no Sport-Jet 3 marca o reforço da importância da marca no setor e também o valor que a mesma tem para Portugal, devido à sua história e tradição", reforçou o diretor-geral da CPP.

Para destacar os "elevados índices de notoriedade da marca portuguesa" - que, no universo de marcas comercializado pela Continental Pneus, se enquadra no segmento 'budget' (económico) - de la Fuente avançou um estudo interno segundo o qual "a Mabor goza de um índice de notoriedade e de reconhecimento no mercado nacional comparável a uma marca 'premium'", sendo "aquela que goza de maior notoriedade no universo das marcas 'budget'".

Com base nos dados fornecidos pela European Tyre & Rubber Manufacturers Association (ETRMA) e em estudos internos do grupo, a Continental reclama a liderança no mercado português de pneus ligeiros, reportando um crescimento de 30% em unidades vendidas em 2013 face a 2012, "num período em que o mercado cresceu 14,2%".

Com particular peso nas vendas do grupo Continental em Portugal, já que é a segunda marca do grupo mais vendida no país, com 200 mil pneus comercializados, a Mabor está também nos mercados espanhol, francês, polaco e checo.

"É uma marca que tem vocação para sair de Portugal", considerou José Luís de la Fuente, apontando Angola e Moçambique, onde a Mabor goza de "grande notoriedade", como dois potenciais novos mercados de aposta com a nova gama Sport-Jet 3.

Na fábrica de Lousado, onde emprega 1.700 trabalhadores, a Continental Mabor registou um volume de vendas na ordem dos 794,3 milhões de euros em 2013.

A Continental Pneus Portugal, que comercializa o 'portfolio' das marcas da Continental no mercado nacional, faturou cerca de 59 milhões de euros em 2013 (mais 15% face a 2012), tendo o segmento de pneus ligeiros representado 80% das vendas, o de camião 15% e os pneus industriais 5%.

Para 2014, a Continental Pneus estima um crescimento de 10%, "fortemente suportados nos dados do primeiro semestre, em que faturou 36 milhões de euros".

PD // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.