Sócrates: Semedo (BE) diz que reflexão premente é sobre relação entre Estado, política e negócios

| País
Porto Canal

O coordenador do BE João Semedo defendeu hoje que a reflexão que o partido defende como “mais premente” é sobre a relação entre Estado, política e negócios, mais do que o caso de José Sócrates, que recusou comentar.

"Não é a detenção nem as acusações que o Ministério Público faz a José Sócrates que nos levam a refletir de forma diferente sobre aquilo que há muito tempo temos procurado refletir na sociedade portuguesa, que é aquele triângulo em cujos vértices estão o Estado, a política e os negócios", afirmou o ainda coordenador bloquista aos jornalistas, no parlamento.

Para Semedo, "não é o caso de José Sócrates que torna essa reflexão mais premente, são mudanças que há muito tempo o Bloco reclama, pelas quais se tem batido com propostas concretas".

"Sobre o caso, não tenho nada a dizer, gostava de deixar claro que não acordámos para estes problemas com a detenção de José Sócrates", declarou, referindo que reconhece "que há no país um estado de estupefação, de admiração, de choque".

O ex-primeiro-ministro José Sócrates vai ficar detido no Estabelecimento Prisional de Évora, onde já passou a noite, depois do primeiro interrogatório judicial e de ter sido colocado em prisão preventiva, assegurou hoje à Lusa fonte prisional.

O ex-primeiro-ministro é o primeiro ex-chefe de governo da história da democracia portuguesa a ficar em prisão preventiva, indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

Os outros dois arguidos em prisão preventiva no âmbito do "processo Marquês", encontram-se presos preventivamente no Estabelecimento Prisional Anexo às Instalações da Policia Judiciária, na rua Gomes Freire, em Lisboa, confirmou a mesma fonte.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.