Santa Marta de Penaguião cria Banco de Medicamentos para apoiar idosos

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Marta de Penaguião, Vila Real, 25 nov (Lusa) -- A Câmara de Santa Marta de Penaguião lançou o Banco de Medicamentos, um programa que vai conceder um apoio até 100 euros aos idosos e doentes crónicos do concelho que peçam ajuda para a aquisição de medicamentos.

"Nós temos obrigação de proteger e ajudar quem nos ajudou. Santa Marta de Penaguião é o concelho que é devido ao trabalho que os idosos tiveram ao longo da sua vida. Todos eles trabalharam imenso e é imensamente grato para nós podermos ajudar", afirmou hoje o presidente do município, Luís Machado.

O Banco de Medicamentos está inserido no programa "Solidarius", criado em 2014 pela Câmara de Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real, que agrega todos os apoios sociais prestados no concelho.

"É uma medida social que nós já tínhamos agendado para este ano, mas que por dificuldades económicas não foi possível avançar no primeiro semestre e fazemo-lo agora no final do ano", explicou o autarca.

O concelho, situado na Região Demarcada do Douro, tem como principal atividade económica a produção de vinho, que atravessa também uma crise, tendo-se verificado nos últimos anos quebras nos rendimentos dos viticultores.

Segundo o presidente, muitos dos pensionistas usufruem uma "pensão parca, muito baixa, que os limita no acesso à saúde".

"Temos conhecimento de alguns casos de idosos que não conseguem comprar medicamentos porque não têm rendimentos e outros casos em que a despesa com os medicamentos representa mais de metade da pensão", sustentou.

E, segundo Luís Machado, se estas pessoas juntarem às despesas com os medicamentos, as despesas correntes, como água e luz, "resta muito pouco".

"Desta maneira conseguimos que usufruam da pensão por inteiro para o dia-a-dia de cada um", sublinhou.

Luís Machado referiu que o município fixou um montante de 100 euros/ano de comparticipação por cada utente.

Para usufruírem deste apoio, os pensionistas com mais de 65 anos ou portadores de doença crónica têm que se inscrever nos serviços da câmara, que apreciará o processo e atribuirá o apoio mediante o cumprimento do regulamento.

O município vai formalizar um protocolo com as duas farmácias do concelho, onde será criada uma ficha dos utentes.

"Este ano estamos a contar conceder este apoio a cerca de 30 utentes, mas estamos convencidos que, infelizmente, em 2015 esse número vai aumentar", sublinhou o presidente.

O autarca frisou que o município está "disponível para ajudar seja qual for o universo" porque entende que as "pessoas merecem respeito, merecem viver com dignidade".

Luís Machado referiu ainda que este apoio foi também criado após o corte efetuado a algumas comparticipações nos medicamentos e visa ajudar a população "mais carenciada".

"Esta é uma forma de a autarquia ajudar as pessoas mais carenciadas e que de facto passam dificuldades económicas no nosso concelho", frisou.

PLI // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.