Cinco mil idosos de Penafiel vão assinalar dia dos avós com bolo de 104 metros

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 24 jul (Lusa) - Cinco mil idosos de Penafiel vão assinalar, na sexta-feira, o Dia Nacional dos Avós, num convívio oferecido pela autarquia em que poderão provar um bolo com 104 metros e meia tonelada.

Segundo fonte do município, o comprimento do bolo é para homenagear a avó mais idosa do concelho, que já comemorou o 104.º aniversário e que se espera possa estar presente no evento.

O bolo será também uma homenagem a Ana Eliseu Couto, a idosa de Penafiel, que morreu em 2007 e que durante vários anos intercedeu, junto de governantes, entre os quais primeiros-ministros e presidentes da República, para que o dia dos avós fosse reconhecido oficialmente.

Em junho de 2003, a Assembleia da República aprovou a resolução que instituiu o Dia Nacional dos Avós.

A confeção do bolo que vai ser oferecido aos idosos, preparado com massa de pão-de-ló e chocolate, já começou numa confeitaria do concelho, prometendo a organização que a iguaria estará pronta para, na sexta-feira, ser degustada pelos avós que vão encher o parque da cidade.

"O Dia dos Avós, em Penafiel pretende oferecer um dia diferente cheio de carinho, alegria e energia a todos os idosos que se desloquem à cidade de Penafiel", disse à Lusa fonte autárquica.

A edilidade anuncia, para todo o dia, um programa diversificado, que incluirá atividades físicas, música e rastreios de saúde (audição, diabetes e hipertensão arterial).

Como ocorre há vários anos, no parque da cidade, juntam-se famílias inteiras em torno dos seus avós, numa homenagem promovida pelo município.

Do programa conta ainda uma missa solene presidida pelo administrador apóstólico da Diocese do Porto.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.