Carlos Costa diz que Novo Banco está "completamente" estabilizado
Porto Canal
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, afirmou hoje no parlamento que o Novo Banco está totalmente estabilizado e que está a aumentar o nível de crédito concedido, alertando que o "ruído" acerca da entidade é prejudicial.
"O Novo Banco está completamente estabilizado e está a aumentar crédito", sublinhou o líder do supervisor, acrescentando que "todo o ruído em torno do banco não é positivo".
Segundo Carlos Costa, "quem é comprador tem interesse em comprar barato e quem é vendedor quer vender caro", o que pode explicar as notícias que vão saindo sobre o banco de transição resultante da medida de resolução aplicada ao Banco Espírito Santo (BES) pelo Banco de Portugal no início de agosto.
O governador deixou ainda um elogio ao trabalho que está a ser desenvolvido pela atual administração do Novo Banco.
"A equipa de gestão está a fazer um trabalho notável", considerou.
A audição de Carlos Costa marcou o arranque dos trabalhos da comissão de inquérito à gestão do BES e do GES.
A comissão terá um prazo de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado, e tem por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".
Será também avaliado, por exemplo, o funcionamento do sistema financeiro e o "processo e as condições de aplicação da medida de resolução do BdP" para o BES e a "eventual utilização, direta ou indireta, imediata ou a prazo, de dinheiros públicos".
A 03 de agosto, o BdP tomou o controlo do BES, após o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades.
No chamado banco mau ('bad bank'), um veículo que mantém o nome BES, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas, enquanto no 'banco bom', o banco de transição que foi designado Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.