Custo do trabalho aumenta 0,5% no 3º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) -- O índice de custo do trabalho aumentou 0,5% entre julho e setembro face ao mesmo trimestre do ano anterior, mas abrandou face à subida de 3,2% entre abril e junho, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os custos salariais -- uma das duas componentes dos custos de trabalho - diminuíram 1,9% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2013, e os outros custos aumentaram 8,4%.

Para o subgrupo de atividades económicas pertencentes ao setor privado da economia registou-se um decréscimo homólogo do índice, de 1,6%, enquanto para o subgrupo composto maioritariamente por atividades do setor público da economia houve um acréscimo homólogo de 3,2%.

Na construção, os custos salariais diminuíram 5,5% e os outros custos diminuíram 8,2%, resultando num decréscimo do índice de 6%.

Nos serviços, os custos salariais diminuíram 1,4% e os outros custos baixaram 2,0%, registando o índice uma queda de 1,5%.

O INE informa ainda que a variação do índice de custo do trabalho para a União Europeia (28 países) foi de 1,2% no segundo trimestre de 2014, apresentando Portugal um acréscimo homólogo de 3,1%. Acima da média da União Europeia situaram-se dezoito países, destacando-se a Estónia com uma subida do índice de 7,3%.

VP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.