BES: Banco de Portugal diz que intervenção preservou estabilidade do sector

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 nov (Lusa) - A medida de resolução aplicada no início de agosto pelo supervisor ao Banco Espírito Santo (BES) permitiu manter a estabilidade do setor bancário em Portugal, ao mesmo tempo que protegeu os depositantes, segundo o Banco de Portugal.

"A adoção da medida de resolução ao BES permitiu preservar a estabilidade do sistema financeiro, proteger os depositantes, assegurar a continuidade da prestação de serviços financeiros essenciais, minimizar os custos para o erário público e responsabilizar os acionistas da instituição", lê-se no Relatório de Estabilidade Financeira hoje divulgado pelo Banco de Portugal.

Segundo o documento, "os efeitos nos mercados financeiros foram limitados e temporários".

Ainda assim, a entidade liderada por Carlos Costa considera que "será necessário continuar a acompanhar de perto a atual situação, garantindo a manutenção da confiança dos agentes económicos e a estabilidade do sistema financeiro nacional".

DN // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.