Camionista de Rio Maior que esteve em Vila Franca infectado com 'legionella'

| País
Porto Canal / Agências

Rio Maior, Santarém, 12 nov (Lusa) -- Um homem, de 46 anos, foi internado terça-feira na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santarém, tendo-se confirmado tratar-se de mais um caso de contaminação por 'legionella', disse à Lusa fonte dos bombeiros de Rio Maior.

Luís Coelho, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, disse hoje à agência Lusa que aquela corporação transportou o homem, camionista de profissão com deslocações recentes a uma das fábricas em Vila Franca de Xira que se suspeita estar na origem do surto, para o Hospital de Santarém, onde o diagnóstico foi confirmado.

A corporação foi alertada ao final da manhã de terça-feira através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), tendo-se deparado com um caso de sintomatologia de pneumonia resistente, disse.

A presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, disse à Lusa que o doente, residente no concelho, trabalha numa unidade industrial de Rio Maior como camionista, tendo realizado recentemente transportes para uma das fábricas de Vila Franca de Xira que está sob investigação.

O alerta para o 112 foi dado pela mulher, uma vez que a pneumonia, que estava a ser tratada com antibióticos, já se prolongava há uma semana, disse.

O surto de 'legionella' em Vila Franca de Xira atingiu na terça-feira os 278 casos de infeção desde sexta-feira, tendo morrido cinco pessoas, segundo dados da Direção-Geral de Saúde (DGS).

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, ordenou uma ação inspetiva extraordinária à empresa Adubos de Portugal, em Vila Franca de Xira, para averiguar um eventual crime ambiental.

MLL // JPF

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.