Legionella: Um doente infectado está internado na Figueira da Foz

| País
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 11 nov (Lusa) - Um homem de 49 anos infetado com legionella está internado no Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), um caso que está relacionado com Vila Franca de Xira, disseram à Lusa fontes hospitalares.

Segundo as mesmas fontes, o homem "esteve a trabalhar em Vila Franca de Xira", é da Figueira da Foz e deu entrada na urgência do HDFF na noite de segunda-feira, com febre "muito alta" e outros sintomas.

O doente foi internado no Serviço de Especialidades Médicas, em pneumologia, após os exames efetuados terem revelado a infeção por legionella e o seu estado de saúde "está a evoluir muito bem".

Este caso junta-se aos outros de doentes internados não só em hospitais da Grande Lisboa, mas também no Barreiro, Castelo Branco, no Porto e em Vila Real, todos relacionados com Vila Franca de Xira, onde, no final da semana passada, foi identificado um surto de legionella.

A bactéria legionella, que provoca pneumonias graves e que pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado a morte de cinco pessoas.

De acordo com os últimos dados, verificaram-se 264 casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, três na região centro e dois na região norte.

Todos os casos, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS), "têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira".

A Doença do Legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

No sábado, o Ministério da Saúde anunciou um plano de contingência para lidar com o surto e iniciou-se um inquérito epidemiológico.

JLS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal proibido de pescar carapau

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de segunda-feira, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Campanha em 600 farmácias para utentes doarem o troco das suas compras e ajudarem quem mais precisa

A campanha “Dê troco a quem precisa” arranca esta segunda-feira em cerca de 600 farmácias de todo o país que vão “convidar os utentes” a doar o troco das suas compras para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos.

APAV ajudou oito crianças todos os dias durante os últimos dois anos

Mais de 5.660 crianças e jovens foram apoiados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) nos últimos dois anos, um valor que subiu 18,2% no ano passado, chegando a uma média de oito por dia.