Cerca de 20 mil desempregados de longa duração terão apoio de integração até Abril
Porto Canal
O ministro do Emprego, Mota Soares, anunciou hoje que cerca de 20 mil desempregados de longa duração serão beneficiados nos primeiros quatro meses de 2015, com vista à sua "integração profissional” e ao “rápido regresso ao mercado de trabalho".
"Com a adequação a esta realidade específica, contamos que no 1.º quadrimestre do ano de 2015 possam ser beneficiados cerca de 20 mil desempregados de longa duração, com o propósito de estimular a integração profissional e o seu rápido regresso ao mercado de trabalho", afirmou o ministro da tutela, no parlamento.
Mota Soares, que está esta tarde a ser ouvido na Comissão parlamentar do Orçamento, Finanças e Administração Pública, no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2015 (OE2015), revelou que "foram transmitidas orientações precisas ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para que passasse a utilizar de uma forma seletiva a modalidade de formação ‘Vida Ativa'".
O ministro afirmou que "o desemprego de longa duração é o que sente maiores dificuldades, até porque apresenta uma relativa rigidez quanto à oferta de emprego", justificando assim a decisão hoje anunciada perante os deputados.
Numa comparação com 2011, Mota Soares acentuou que "há hoje mais 29 mil colocações no mercado de trabalho pelo IEFP e mais 44 mil ofertas de emprego".
"Estamos, portanto, mais próximos da realidade que o mercado procura e que o mercado precisa. E isso dá esperança a quem procura emprego", disse.