Colégio em Fafe sem notas das provas do 2.º e 3.º ciclos por "irregularidades"

Colégio em Fafe sem notas das provas do 2.º e 3.º ciclos por "irregularidades"
| Norte
Porto Canal

Um total de 45 alunos do Colégio de Fornelos (Fafe) ainda não conheceram as notas das provas finais do 6.º e 9.º ano, porque há suspeita de irregularidades que estão a ser inspecionadas pelas autoridades, indicou hoje fonte ministerial.

"O processo relativo às provas finais do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Colégio de Fornelos encontra-se pendente de apreciação pelo Júri Nacional de Exames, na sequência da suspeita de ocorrência de irregularidades, situação que está a ser averiguada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência", disse à Lusa fonte da assessoria do Ministério da Educação e Ciência.

Em declarações à Lusa, a diretora pedagógica do Colégio de Fornelos, em Fafe, Ana Pinheiro, confirmou que as notas do 2.º e 3.º ciclos ainda não foram lançadas, porque a escola está a aguardar as respostas da Inspeção-Geral da Educação e Ciência.

Segundo aquela responsável estão em causa as notas de "29 estudantes do 6.ª ano e de 16 estudantes do 9.º ano.

"Não fazemos a mínima ideia sobre que suspeitas existem", disse a diretora pedagógica, acrescentando que o Colégio de Fornelos "já ligou" para o ministério para "perceber quais eram as irregularidades", mas apenas informaram que era "um procedimento normal nestes casos" e que o lançamento das notas estava a demorar mais um pouco "porque existem outros casos idênticos".

A encarregada de educação, Maria Pereira, lamentou à Lusa que no colégio frequentado pelo seu filho as classificações ainda tenham sido tornadas públicas.

"O colégio diz que as notas ainda não foram enviadas pelo respetivo Agrupamento de Exames. É inaceitável que as notas não sejam afixadas", declarou, exigindo para que se proceda ao "início de uma investigação".

"Da minha parte apenas desejo ver as notas afixadas e esperar que o meu filho não seja prejudicado pelas faltas cometidas por terceiros", acrescentou a encarregada de educação.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).