Abatido um dos autores de tiroteio no parlamento canadiano
Porto Canal / Agências
Otava, 22 out (Lusa) -- Um dos autores do tiroteio de hoje nas imediações e dentro do parlamento do Canadá, em Otava, foi abatido numa troca de tiros com a polícia em que morreu também um agente, noticiou a televisão pública canadiana CBC.
Também um deputado, Maurice Vellacott, relatou à agência de notícias francesa, AFP, que a segurança da Câmara dos Comuns disse a um dos seus assessores que um suspeito tinha sido morto dentro do parlamento.
A polícia está a tentar localizar entre um e três homens e um deles "está provavelmente" no telhado do parlamento, no centro da capital federal, indicaram agentes policiais.
O primeiro-ministro, Stephen Harper, foi retirado do edifício para um local não divulgado, indicaram fontes do seu gabinete.
O perímetro de segurança junto à sede do parlamento foi alargado, a universidade foi encerrada e a polícia pediu à população para se manter em casa ou, pelo menos, afastada do local.
O Langevin Block, residência oficial do primeiro-ministro, situada em frente ao Parliament Hill, do outro lado da rua, foi evacuado.
Antes de disparar entre 20 e 30 tiros dentro do parlamento, o homem, armado com uma caçadeira de canos serrados, alvejou um soldado canadiano de sentinela no Memorial Nacional da Guerra.
Os serviços de emergência acorreram ao local, sujeitaram o soldado ferido a manobras de reanimação cardiorrespiratória antes de o colocarem numa ambulância em direção ao hospital.
O incidente ocorreu apenas dois dias depois de dois soldados canadianos terem sido atropelados -- um deles mortalmente -- no Quebeque por um homem ligado aos 'jihadistas'.
ANC // APN
Lusa/fim