Horário do Centro de Saúde de Celorico de Basto foi alargado ao fim de semana

| Norte
Porto Canal / Agências

Celorico de Basto, 17 jul (Lusa) - O funcionamento do Centro de Saúde de Celorico de Basto, durante o fim de semana, foi alargado três horas em relaçãoao horário inicialmente fixado, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

Segundo Joaquim Mota e Silva, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), ao sábado, domingo e feriados, funciona agora até às 21:00, deixando de encerrar às 18:00.

O SAP de Celorico de Basto, que também serve a população do concelho vizinho de Mondim de Basto, deixou de estar aberto 24 por dia, quando entrou em funcionamento o novo hospital de Amarante, no final de abril.

A tutela determinou então que aquele serviço encerraria durante a noite, passando os doentes a recorrer à urgência da nova unidade hospitalar, localizada a cerca de 15 minutos de automóvel.

O horário do SAP de Celorico de Basto foi fixado das 8:00 às 23:00, à semana, e das 9:00 às 18:00, ao fim de semana e feriados.

No dia 29 de abril, quando foi inaugurado oficialmente o hospital de Amarante, com a presença do ministro da Saúde, Paulo Macedo, o presidente da Câmara de Celorico de Basto reuniu-se com o governante. Os dois, com a presença de um representante da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), acordaram o alargamento do horário do SAP, mas a concretização parcial da medida só começou no dia 12 de junho.

Nesse dia, o SAP passou a funcionar à semana até as 24:00, ficando-se a aguardar que a mudança de horário, acordada com a tutela, fosse estendida ao fim de semana, o que só aconteceu agora, segundo o presidente da autarquia.

Joaquim Mota e Silva explica que foi necessária nova reunião com Paulo Macedo para se desbloquear o processo.

Para o edil, a alteração deve-se, em grande medida, ao empenho pessoal do ministro da Saúde.

Joaquim Mota e Silva congratula-se com a alteração do horário, frisando que acaba por garantir um melhor serviço à população.

Em fevereiro de 2011, o serviço noturno do SAP de Celorico de Basto chegou a encerrar, por ordem da tutela, mas a população manifestou-se em grande número no centro da vila e exigiu a reabertura.

Alguns dias depois, após reuniões entre a autarquia e o Governo, o SAP noturno reabriu, mas na condição de encerrar quando entrasse em funcionamento a urgência do novo hospital de Amarante.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.