Oitenta mil portugueses já podem pagar portagens na Galiza com Via Verde

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 17 jul (Lusa) - Cerca de 80.000 utilizadores da Via Verde já podem pagar as portagens em autoestradas galegas com o dispositivo eletrónico português, no âmbito do processo de interoperabilidade entre os sistemas dos dois países, indicou hoje fonte da empresa.

Numa comunicação que está a ser enviada a clientes particulares, a empresa informa os utilizadores que possuem um identificador eletrónico de nova geração MDR (tecnologia Media Data Rate) que já podem utilizar aquele tipo de pagamento automático em determinadas autoestradas em Espanha, com o denominado serviço Via Verde Traveller.

"Presentemente, o referido serviço apenas se encontra disponível nas autoestradas espanholas: AP 9, AG 55 e AG 57, operadas pela Audasa - Autopistas del Atlántico, CESA, em Espanha, prevendo-se, num futuro próximo, o seu alargamento a outras vias naquele país", lê-se na informação enviada aos utilizadores da Via Verde, à qual a agência Lusa teve hoje acesso.

As três autoestradas que já aceitam este dispositivo de pagamento eletrónico localizam-se na região autónoma da Galiza, Espanha.

Trata-se, contudo, de uma fase "experimental", sujeita a adesão através do portal da empresa na internet e cuja utilização, neste período inicial, "não implicará o pagamento de quaisquer comissões adicionais", além do valor das passagens.

"Nesta primeira fase foram enviados 80.000 convites, cujo critério foi o da proximidade geográfica à região da Galiza. Estes convites serão, progressivamente, alargados", explicou à Lusa fonte da Via Verde. Acrescentou que os restantes clientes, desde que portadores de um identificador MDR, também poderão inscrever-se junto da empresa.

A interoperabilidade entre os sistemas de cobrança eletrónica de portagens utilizados nos dois países é uma medida reclamada desde 2010 pelo Eixo Atlântico, entidade que defende os interesses das 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza, para facilitar a utilização das ex-Scut, em que só é possível o pagamento electrónico, pelos utilizadores espanhóis.

No final de junho, o secretário-geral do Eixo Atlântico anunciou que mais de 90.000 utilizadores espanhóis já estão em condições de utilizar os equipamentos de pagamento eletrónico de portagens daquele país nas autoestradas portuguesas.

Segundo Xóan Mao, os utentes que utilizam os dispositivos fornecidos por um dos principais bancos da Galiza já "funcionam total e plenamente" na rede de autoestradas portuguesas.

Acrescentou que foram divulgadas publicamente, na Galiza, informações sobre o sucesso do processo de interoperabilidade entre os sistemas de cobrança eletrónica de portagens entre os dois países, compromisso reassumido pelos Governos dos dois países na última cimeira ibérica, realizada a 13 de maio em Madrid.

"Inclusive, no outro dia tornaram público que tiveram um acréscimo de 20% de clientes [15.000 clientes], que após a cimeira ibérica solicitaram o dispositivo. É um sinal de que fórmula que propusemos efetivamente funciona", apontou Xóan Mao.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.